Tokyo Xanadu eX+ é uma versão aprimorada da versão original de PS Vita lançada em 2015, essa nova edição conta com novas mecânicas de combate, personagens jogáveis, modos de dificuldade, histórias paralelas e um capítulo exclusivo pós-game.

Honestamente é difícil falar desse título sem mencionar Trails of Cold Steel, primeiramente por serem extremamente parecidos e segundamente por serem da mesma desenvolvedora; O primeiro jogo veio em 2013 enquanto o Tokyo original como eu disse é de 2015, portanto, quem deu CTRL C CTRL V foi esse aqui em questão; então por exemplo: visuais, mecânicas, customização, mini games e até mesmo progressão de jogo, é tudo retirado da fórmula de Cold Steel. O problema aqui é a falta de identidade e originalidade vinda de Xanadu, minha experiência com esse game foi bizarra justamente por que parecia que eu estava jogando um outro jogo; então fica aí meu ponto.

Voltando a falar dele unicamente, Tokyo Xanadu eX+ é um JRPG que mistura combate em tempo real com seções sociais entre NPCs, lembrando franquias como Persona, Blue Reclection e o próprio Trails of.

A história é decente na medida do possível, é uma experiência que ultrapassa 50 horas facilmente, apresentando personagens, construção de universo, eventos mirabolantes, mas não espere muita coisa; em alguns pontos ela é bem previsível e tem seus clichês aqui e ali, a narrativa lembra bastante aqueles animes colegiais sobrenaturais, então é aquele nível..

O combate é o ponto mais baixo do jogo, ele é simplesmente.. simples, não existe descrição melhor ao meu ver; temos ataque normal, ataque a distância, ataque aéreo, ataque de segurar o botão e 3 especiais, um com cinemática, o outro é tipo um poderzinho individual e o último você entra no estado de "awaken" com mais algum parceiro. As batalhas acontecem em labirintos no estilo corredor, onde no final delas tem um boss te esperando (na maioria das vezes); podemos levar até 3 personagens em um labirinto, onde cada um se difere do outro em questão de moveset e tals, mas não existe evolução ou aprendizado de novas habilidades; é daquele jeito do começo até final do game. Cada personagem tem seu elemento correspondente assim como os monstros, então antes mesmo de entrar na fase, vale a recomendação sobre quem levar de acordo com as fraquezas dos inimigos.

A trilha sonora é só elogios, felizmente nesse quesito o jogo tem identidade, faixas como "X.R.C", "The Usual Morning" "Today´s Schedule" ou "Looking for Clues" foram bem marcantes ao meu ver (Hazy Moon que o diga).

Os gráficos em si não me incomodaram, os personagens são bonitinhos, os cenários são decentes e as ilustrações são bonitas, nada mais que isso.

Por fim é isso senhores, apesar dos problemas eu ainda consegui gostar da aventura, o combate é chato? Sim; a história não é lá essas coisas? Com certeza, mas tem alguns personagens que me prenderam no fim das contas, Asuka, Hokuto, Jun e Kou foram bem bacaninhas de acompanhar, e apesar daquele final verdadeiro sem sentido no After Story ainda sim.. mas vale a discrição, então na melhor das hipóteses Tokyo Xanadu eX+ é mediano.

ps: bad ending > true ending, na moral que poha vocês fizeram Falcom?

Reviewed on Aug 25, 2022


Comments