Eu não deveria ser o maior público alvo de jogos arcade de aviação, eu prefiro RPGs e outros gêneros, até mesmo dentro dos meios de locomoção eu prefiro muito mais carros. Mas existe algo de especial nesse meio, um fruto de amor e real carinho pelos devs chamado Ace Combat, tendo personagens marcantes, lore mais profunda do que esperada em um "mero" jogo de aviação, gameplay estupidamente divertida, e por assim vai. Eu não fui a única pessoa captada por esse jogo e tudo que ele traz, e assim eu, esse jogo também tocou um pequeno grupo de fãs que resolveram fazer um dos melhores jogos de aviação já feitos na história. Esse review é sobre uma das melhores love letters já feitas, esse review é sobre Project Wingman.

Project Wingman pode até ser um jogo simples. 20 missões, vá até um lugar, destrua isso, mission update, destrua mais aquilo, mission complete. Porém o gameplay loop do jogo é insanamente satisfatório, de maneira que nenhuma missão do jogo verdadeiramente se parece igual a outra, mesmo que o que esteja sendo feito seja o mesmo. Em questão gráfica o jogo supera qualquer expectativa, com cenários desde o céu azul na maior furball de todos os tempos até a cidade de Propero. Uma reclamação comum do jogo é a quantidade de laranja (entendível e se você jogou ou ver nos spoilers compreende também), porém com patchs atuais é sinceramente até agradável. A ambientação seja em 3° ou 1° pessoa do cockpit permite que pareça até mesmo algo digno de cinema, confesso que muitas vezes fiquei embasbacado com o que eu estava vendo de tão lindo ou impressionante. A OST do jogo é magnífica, tendo como parâmetro as OSTs fenomenais dos Ace Combats, ela não decepciona e quiçá supera em algumas, mais detalhes nos spoilers.

A respeito da história, o mundo de PW é realmente bem desenvolvido, eu fiquei o tempo todo olhando pelos files pra ver mais detalhes tanto da calamidade, do pós, dos países, etc, digno de equiparar-se a lore de Strangereal. A história dentro da campanha do jogo pode não ser perfeita e ter seus problemas como alguns comentam, e eu concordo, ainda assim eu genuinamente não consigo pensar em outro jogo da minha cabeça que me faça sentir o que eu senti de tamanha maneira a partir de vozes sem quaisquer rosto. Eu só comentarei mais a respeito da história nos spoilers, se você leu até aqui e estiver interessado em jogar, eu te imploro jogue, é junto do Ace Combat Zero o melhor jogo de aviação que eu já joguei e um dos melhores jogos que eu já joguei na vida.

Enfim. SPOILERS A PARTIR DE AGORA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
A história do Project Wingman é marcante. Ponto. A verdadeira antítese do que é proposto no AC, principalmente o Zero, porém não foi feito por malícia ou vontade de fazer diferente, mas sim por amor e entendimento do que fez a história desses jogos ser boa. O sentimento de incapacidade, impotência e desespero genuíno durante a missão 15 (Consequences of Power) ao perceber o que está acontecendo com todos aqueles mísseis de Cordium, e a devastação seguinte... O jogo depois dessa missão não foi mais o mesmo, onde antes era quase que um sentimento de tudo dando certo, depois disso veio a desolação. Todos os personagens sentiram isso também, Dip, Mick, Prez (a melhor personagem de todos os tempos btw), Kaiser, Galaxy, todos. A maleta é realmente algo que me intrigou, e algo que eu nem sei se quero que seja revelado, é melhor assim, mesmo que realmente tenha algo em específico acordado.

Quando eu disse que tinham 20 missões, eu menti. O jogo faz a mesma coisa no trailer. Missão 20, Presidia, o último dos bons momentos. Cascadia ganha a guerra, um cessar fogo é assinado, o jogo para. Seu radar vai para o espaço, centenas de misseis caindo dos céus, uma risada familiar. Oh não.

Missão 21, Kings. Não existe nada que eu possa dizer sobre essa boss fight que faça jus a ela, desde a soundtrack até a luta em si. Crimson 1 realmente é um personagem interessante e melhor construído do que tratam ele. Kings é a melhor soundtrack possível para a ocasião e a melhor música do jogo todo. A luta é fenomenal. É a melhor missão que eu já joguei em um jogo de aviação puramente pelo que foi construído até lá.

A maior parte das minhas reviews são 4.5/5 estrelas, porque eu prefiro fazer review sobre o que eu gosto do que falar sobre o que me desagrada. Project Wingman vai além disso, sua tamanha qualidade me faz sentir quase que obrigado a fazer essa review e ainda assim eu me sinto "mal" por não fazer ela da maneira que realmente merece, sendo que eu escrevi 7 parágrafos. Eu não comentei sobre a Frost, o Stardust, o esquadrão Master Goose, as diferentes aeronaves, o modo conquista, etc etc.

A única coisa que eu tenho pra falar é, Project Wingman é a maior e melhor carta de amor feitas por fãs a uma série de jogos, e ele pessoalmente se equipara ao melhor que Ace Combat tem a oferecer, se não ainda melhor. Por favor jogue Project Wingman, você não vai se arrepender, eu prometo.

Reviewed on Jan 08, 2024


Comments