Simplesmente Dark souls, não tem o que falar desse jogo que já não foi dito, ele realmente é tudo isso e mais um pouco do que as pessoas dizem.
Ds1 tem uma das ambientações mais legais e imersivas que eu já pude presenciar no mundo dos games, tudo é cativante, seja os cenários, a ambientação, inimigos, TUDO parece um mundo orgânico e preparado pra ser desbravado; E dentre tudo isso, uma característica se sobressai, o Level Design.
Bom, o level design desse jogo é quase perfeito, provavelmente é a minha feature favorita nesse jogo; é incrível como os cenários são conectados, diversas vezes me vi perdido e indo muito longe dos lugares que eu já havia visitado, e do nada acho um atalho que me leva de volta para Fire Link (basicamente o "lobby" do jogo), e não era só um atalho jogado ou remendado, ele fazia 100% de sentido.
Além disso em muitos momentos é possível ver as próximas áreas de onde você está, Como Anor Londo, Ash Lake, Demon Ruins e etc, e isso é uma experiência única e memóravel.
Agora falando sobre o maior motivo do jogo ser conhecido, sua dificuldade, e bem, ela é muito bem balanceada, e MUITO necessária pra funcionalidade do game; Somado a isso tem a recompensa após passar por um caminho ou chefe difícil, é meio manjado falar isso mas a curva de aprendizado desse jogo é uma das melhores que eu já experimentei, é muito gratificante a sensação de passar daquele boss difícil que você está a horas repetindo, e isso vem da curva de aprendizado, você vai morrer 1, 2, 3, 10 vezes até decorar os movimentos do chefe e conseguir lutar de forma quase automática; Dark souls é basicamente um ciclo de tentativa e falha até alcançar o objetivo.
Falando um pouco sobre a lore, e por mais que seja confusa e difícil de entender, vale cada esforço, eu acho muito legal ter pedaços de histórias em itens, fazendo eles serem bem mais importantes do que só algo que você achou e não vai usar.
Eu poderia ficar mais várias linhas falando de mais qualidades desse jogo, como a variação de builds, a qualidade dos chefes, a quantidade de armas, as áreas a serem exploradas e muito mais, só que demoraria muito e eu não quero.
Tem poucas coisas que eu não gosto nesse jogo, pouquíssimas, mas acabaram me incomodando, como por exemplo a interação de combate dos inimigos com o cenário, resumidamente eles em alguns momentos não tem problemas em atacar em lugares estreitos ou fechados, então as vezes você será atacado por trás de uma porta, ou um pilar que deveria travar o golpe do inimigo não fará isso, e em lugares estreitos seus ataques serem parados na parede pela falta de espaço, já os inimigos iram te TRITURAR nesse mesmo lugar.
Outra coisa manjada mas que eu concordo é que o jogo decai pós anor londo, não quer dizer que fique ruim, claro que não, mas é visível que faltou tempo de desenvolvimento na reta final; Os lugares não são mais tão conectados, as piores áreas são na reta final do jogo, a ambientação não é mais tão marcante e etc.
Enfim, é um jogo incrível, e merece ser jogado por muitas pessoas, por mais que a gameplay seja mais "dura" que em outros Souls Like por causa da época, ainda sim é uma obra prima e é um dos meus jogos favoritos

Reviewed on Apr 13, 2023


Comments