DARK é um jogo de stealth em que nenhum dos aspectos do gênero foi bem executado.

O level design se resume a seguir um caminho, esperar que os inimigos virem as costas, matá-los e seguir em frente. Com os poderes de vampiro, é possível escolher melhor quem matar e evitar certos conflitos, mas as fases raramente são feitas com isso em mente, no máximo é possível cortar um caminho mais longo que poderia ser percorrido caminhando. Só 3 dos 9 poderes vampirísticos realmente são úteis, dois sendo habilidades básicas da maioria dos outros jogos de stealth (distrair com sons e matar à distância silenciosamente) e o outro sendo um teletransporte básico sem muita distância e que faz bastante barulho.
A IA é burra, os guardas são a encarnação do estereótipo de inimigos de stealth: eles olham pra um canto por 10 segundos, caminham lentamente para outra posição e passam mais 10 segundos olhando pra lá. Além disso, é extremamente inconsistente, nunca é claro quando eu estou em cover, eles podem me encontrar se estiver escondido atrás de certos objetos, mas não se eu tiver atrás de vidro ou uma cerquinha.
Não é muito melhor por parte do protagonista, que se move em 8 eixos, é lento e apenas toma cobertura umas 60% das vezes que você clica.

Nem é um jogo interessante de jogar, é apenas chato, as fases são semelhantes e não há incentivo para explorá-las, a variedade dos inimigos é uma piada e a inconsistência na forma como os personagens se comportam na gameplay tornam um jogo que, segundo o relógio in-game, dura 3 horas em algo que demora o dobro.

Reviewed on Jan 25, 2022


Comments