Se eu tivesse que definir tudo de errado com o mercado de jogos AAA, Days Gone seria o maior exemplo disso.

Começando pelo gameplay péssimo, gunplay problemático, melee horroroso e dirigibilidade bisonha, fazer qualquer coisa nesse jogo é entediante ou bugado, até mesmo andar. Os desenvolvedores tbm tiveram ideias brilhantes como barra de stamina, cuja função é só te atrapalhar ou proporcionar momentos hilários onde vc precisa correr para perseguir alguém e Deacon cansa no meio do caminho, mas isso não chega a ser pior que o gasto de gasolina, a moto de Deek bebe gasolina que nem água, de uma forma absurda, em vários momentos tive que andar 1km para chegar num local ou ir caçar algum maldito galão pra encher o tanque, existem postos, porém são mal localizados dependendo da missão, tendo vezes em que vc precisa ir numa direção oposta a de seu objetivo só pra encher o tanque e ter certeza que não vai ser deixado na mão. Existem upgrades para a moto, inclusive na capacidade do tanque, só que fui até o nível 3 e não adiantou merda nenhuma. Por falar em upgrades, a árvore de skills de Deacon é completamente genérica, se tem 3 coisas úteis ali é muito, já os upgrades para a moto podem ajudar, se vc for masoquista o suficiente para fazer as missões secundárias terríveis para os acampamentos para ganhar respeito e desbloquear tais upgrades. A IA é outra coisa podre, inimigos e aliados, todos completamente burros e acéfalos, parecem todos zumbis, acha pouco o quão ruim tecnicamento o jogo é? nem comentei a pior parte: O mundo aberto.
Vc, jamais, vai encontrar um mundo aberto tão vazio, sem inspiração, desnecessário, ridiculamente grange para pouco conteúdo e, de novo, DESNECESSÁRIO, como esse. Todas as atividades nele não são recompensadoras, nem bonito ou contemplativo consegue ser, só é mundo aberto por capricho, pois existe essa necessidade da indústria AAA em fazer seus jogo mundo aberto, mesmo que não aja conteúdo pensado para tal, sem dúvidas é o pior que eu já vi em qualquer jogo.

Já a narrativa, é a coisa mais aleatória que possível, não existe padrão nenhum, em um momento vc está em um plot point muito importante e em outro vc fazendo uma missão de 2 minutos só para pegar um cachorro e voltar. O Enredo é completamente genérico e desinteressante, qualquer filme B do mais vagabundo consegue me cativar mais, além dos personagens serem um grande nada, com dramas mal trabalhados, o único personagem que funciona é o Deacon, pelos 2% de carisma que ele consegue ter. Nem preciso comentar muito do quest design das missões de acampamento e como não adicionam nada pra narrativa ou o mundo de Days Gone, é claro que seria assim.

Agora vem a coisa mais vergonhosa desse jogo, a direção. Não é POSSÍVEL que alguém tenha algum estudo sobre cinematografia nesse time de desenvolvedores, pq quase todas as cenas são nojentas de mal dirigidas, até um simples enquadramento é deplorável, nem quero comentar do plano e contra-plano, até em cenas chaves de drama é um fracasso em direção, uma falha completa em fazer uma experiência mais cinematográfica. Chega a ser hilário as vezes.

Demorei quase 4 meses para terminar essa atrocidade, não desejo isso para ninguém, fiquem longe de Days Gone, por favor, não vale seu tempo.

Reviewed on Feb 19, 2023


1 Comment


1 year ago

pointeur