Nunca tive (e para ser bem sincero, não tenho) muita relação com a série Call of Duty como um todo. Na minha vida como jogador as memórias que eu tenho de FPS são das intermináveis horas que joguei Medal of Honor ainda no Playstation 1, série que não cheguei nem a acompanhar após ter adquirido meu Playstation 2 lá em 2006. De lá pra cá sempre investi mais em jogos em terceira pessoa e via a fórmula dos jogos de guerra como já batidas, isso até chegar em minhas mãos Modern Warfare 3. Aqui foi onde tive minhas melhores horas de multiplayer local que me renderam boas memórias familiares, mas isso vou deixar quando for falar especificamente desse jogo.

Call of Duty 4, ou apenas Moder Warfare como ficou no remaster, foi um dos jogos que sempre deixei no backlog e que em 2023 resolvi finalmente fechar. Sinceramente eu não consigo imaginar o impacto que foi pra quem lá em 2007 teve a sensação de jogar pela primeira vez ele nos consoles da sétima geração. Ainda agora consigo apreciar as mecânicas de jogo que são a base de tudo que veio depois, e pensar que 17 anos se passaram é um feito e tanto. A narrativa é muito boa, os personagens são bem construídos e a mecânica de jogo é bem fluída a meu ver. Quanto a história eu achei bem interessante mesmo que muito curta, porém entendo que desde a era PS3 e 360 o foco sempre foi mais na experiência multiplayer do que na campanha principal. O fato dela se passar na contemporaneidade e não na Segunda Guerra Mundial nos dá armamentos mais tecnológicos que mudam a forma que a maioria dos jogadores já estava acostumado a jogar, abrindo um novo leque para avançar no game.

Se você tem a curiosidade e nunca jogou eu recomendo muito ainda mais se você busca uma experiência curta. Não cheguei a testar o multiplayer mas acredito que os servidores devem estar vazios, ainda mais pela extensa oferta de jogos FPS quanto pelo próprio remake desse jogo lançado alguns anos atrás.

Reviewed on Jan 25, 2024


Comments