(Jogado no meu DATA FROG SF2000)

Depois de fechar o fantástico Final Fantasy X em HD num PS3, eu tive a brilhante ideia de jogar o FF original de NES emulado num portátil chinês. Isso aqui é um dinossauro em forma de videogame. Claramente datado e limitado, mas ainda assim, charmoso.

A história mantém o meu padrão de Final Fantasy até hoje, que é eu sempre me perder em algum momento por que vai envolver alguma loucura tipo viagem no tempo ou algum vilão com alguma motivação esquisita, MAS ainda aproveitei bastante. No fim das contas, tudo sempre termina com "mate deus" ou algo assim mermo, então perder algum detalhe no caminho meio que tanto faz. No geral, a narrativa é simples e pouco coesa, mas funcional.

A jogabilidade é o básico do RPG clássico, aposto até que boa parte desses elementos foram inventados aqui (vi algumas reviews dizendo que sim, então provavelmente deve ser). RPG de turno em que você vai ficando mais forte e ganhando poderzinho não tem como falhar. Imagino que a dificuldade original deva ser o inferno, pois o jogo não dá nenhum item de reviver e pra salvar tem que ir na cidade ou usar item certo, mas usando save state fica facinho. Inclusive, a desafio deve ser 100% proveniente desse elemento, por que eu acho que só apanhei de monstro umas duas vezes no jogo inteiro. Nenhum boss é desafio de verdade se você estiver bem equipado eu diria.

Pra um jogo dos anos 80, isso aqui deve ter sido até acima da média. Pra hoje em dia, provável que seja muito simplista e certamente feio numa TV maior. Pra mim, como joguei num portátil e usando save state, foi quase como um Pokémon clássico; um passatempo despretensioso e gostosinho.

Minha party foi um Cavaleiro, um Mestre Porradeiro, um Mago Negro e uma Maga Branca, pra poder ter dois de cada cor na paleta do NES e explorar a maior parte das magias e armas do jogo. Funcionou direitinho.

Reviewed on Mar 29, 2024


Comments