Baldur’s Gate: Dark Alliance II nas atuais consolas Xbox é um port moderno de um dos meus títulos favoritos na PlayStation 2/Xbox do ano de 2004. Um hack-and-slash RPG de ação com uma perspetiva personalizável, mas isométrica em natureza. Os mais distraídos não darão conta, mas fãs instantaneamente reconhecerão que Dark Alliance II estabelece-se no mundo fictício Forgotten Realms de Dungeons & Dragons, com a jogabilidade focada nas regras da terceira edição do mesmo nome.

Apesar da saga Dark Alliance ser apelidada pelos fãs como Dungeons & Dragons para malta que não gosta de RPGs (por esta ser mais focada em ação do que RPG) é importante afirmar que existe alguma personalização por via da distribuição de pontos em habilidades e outras estatísticas passivas. Na altura em que saiu provou ser divertido, linear e simples para a época, mas esta versão tem mais que se lhe diga.

Contudo vou ser honesto: ainda não joguei muito tempo. Não por falta de vontade, mas sim porque, neste momento, Baldur’s Gate: Dark Alliance II encontra-se repleto de erros técnicos e gráficos na versão da Xbox (problemas com texturas, crashes ocasionais, inimigos que por vezes não morrem, etc.) Quero acreditar que o título foi testado antes de ser comercializado, mas não parece ter sido esse o caso.

Não obstante esses problemas, a Interplay está a pedir 29.99€ por um videojogo com quase vinte anos, onde as melhorias encontram-se a um maior nível de resolução dentro da aventura, taxa de fotogramas mais alta, tempos de carregamento quase inexistentes e pouco mais. Tudo o resto continua inalterado, para o bem e para o mal (até rimei!).

Na eventualidade de todas as questões supracitadas forem resolvidas, Baldur’s Gate: Dark Alliance II apresenta cinco personagens jogáveis, cada uma com um estilo de jogo distinto muito à lá Diablo; aliás muito do progresso pode ser classificado como um Diablo à antiga sem os avanços marcados por títulos congéneres modernos (cada nível linear é longo demais e labiríntico, repleto de simples demandas como “mata X e recolhe Y”). Mas pelo menos traz consigo a funcionalidade de jogar com alguém lado-a-lado, algo quase extinto nos dias que correm.

Posto isso, é algo difícil recomendar a compra, especialmente a este preço. Mas se tens curiosidade de saber como eram RPGs de ação há quase vinte anos atrás, tens dinheiro posto de parte e um amigo a quem chamar para ser o teu jogador #2, então pode ser que retires algum proveito. Talvez.

| Plataformas | Nintendo Switch, PlayStation 2, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox, Xbox One, Xbox Series X|S e PC
| Género | Hack and Slash, RPG
| Estúdio | Black Isle Studios
| Publicadora | Interplay Entertainment
| Preço | 29,99€

____________________________________________

See more @ https://dummies.pt/iddummies-fornada-no6-de-indies/
Mini-review written in European Portuguese
Played on Xbox Series S
Published on 09/08/2022

Reviewed on Jun 20, 2023


Comments