Re-jogando em 2024, com todos os avanços que o gênero teve, Dark Souls me dá uma sensação estranha. Os problemas de design incomodam bem mais que os outros jogos, mas no geral ainda funciona muito bem. Depois de zerar, fiquei com vontade de jogar mais uma vez, com mais um build diferente.

O clima do jogo ainda é excelente, e um dos melhores da From, e o fato de no início não ter fast travel é deixa uma sensação de peso das escolhas. Ao mesmo tempo, acho que adicionar fast travel em certo ponto e nos outros jogos é acertado. O gameplay em si funciona melhor.

Em relação aos seus sucessores, acho que o que mais me incomodou dessa vez foi o combate. Muitos inimigos são simples demais, e muitos também tem um design ruim, como os Drakes. Muitos chefes também são ruins (Ceaseless, Centipede Demon, Bed of Chaos, etc..) e só no DLC os chefes tem um padrão de ataque mais ativo, como nos outros jogos. Os outros funcionam bem em sua simplicidade, mesmo que alguns sejam muito fáceis para alguem já experiente.

Apesar de o mapa interconectado (super legal) ser geralmente citado como uma característica muito importante, eu não acho que faz tanta diferença assim no gameplay. E as áreas serem feitas de forma que parecem não ter sido feitas para serem jogadas é bem interessante, lutar em ambientes bem fechados complementam bem a simplicidade de movesets, porém trazem suas frustrações também. O estilo de áreas mais abertas de Dark Souls 3 em diante é menos frustrante, especialmente quanto à câmera.

Apesar dos problemas, minha primeira experiência com Dark Souls foi muito boa e ficou na minha memória por anos, o valor histórico é altíssimo e eu colocaria nota 5 facilmente, mas vou diminuir um pouco para comparar com os outros da série.

Reviewed on May 06, 2024


Comments