Saints Row IV Re-Elected - 9/10

tl;dr: E se GTA fosse criado por devs sob influência de LSD?


Mais uma franquia na qual entro na vuadora com os dois pé direto no último título (a anterior sendo Assassin's Creed). E finalmente um descanso de jogos da Ubisoft também. Saints Row IV é um jogo que já havia jogado um pouco no PC há anos atrás e sempre achei divertido mas nunca me motivei o suficiente para terminá-lo. Bom, acabei e valeu muito a pena.

A ideia do jogo parece que foi enfiar o máximo de aberrações sem sentido que puderem com uma premissa que justifica isso tudo (mundo virtual criado por aliens e sonhos, logo, tudo é possível). E realmente, aumentaram o nível de tosquisses no último e, por incrível que pareça, é um dos motivos do jogo ser bom. Apesar de um monte de besteira aleatória, muita coisa é bem trabalhada a ponto de, pelo menos, se ter uma boa piada ou sátira por trás ou, até então, levar o plot da história adiante. Sobre a história, além dela seguir eventos dos jogos anteriores e ainda se manter legal para quem não a conhece, eu só posso deixar meu mano Away resumir ela aqui sem spoiler: https://www.youtube.com/watch?v=-EW5b9f3d9Q

Seu personagem é altamente customizável. Desde aparência física, voz (incluindo a voz de Nolan North) e roupas. A variedade aqui é muito boa, eu gosto do construtor de personagem desse jogo. E então você é lançado num mundo aberto (após umas missõezinhas iniciais como presidente dos EUA) que não é muito grande (não sei se era pra época) e nem muito variado, mas, como eu já disse, combina com a premissa do jogo.

A gameplay é fluída e variada. Por incrível que pareça, acabei gostando dos tiroteios nesse jogo apesar de parecer um pouco datado. Mas gunplay é uma pequena parte, afinal, temos super poderes! Super velocidade, super pulo, uma planagem que chega a ser quase um vôo que consome stamina e... ? Pera... Onde foi que eu já vi isso??? (dica: GOTY 2017). Enfim. Lança energia com a mão, mete pisão no chão pra dar dano em área, põe fogo em tudo e todos à sua volta, etc. É muita coisinha diferente pra brincar sem contar as diferentes armas com efeitos diversos como criar buraco negro, explodir a cabeça dos inimigos, matá-los de tanto dançar... E os veículos que também possui tanques, naves, motos... Ah. Vou enfiar reticências nesse parágrafo inteiro se for pra ficar falando tudo que tem. É divertido. Confia. Só mais uma coisa: tudo pode ser jogado em coop online, o que aumenta mais ainda a diversão.

A trilha sonora desse jogo é genial. As músicas originais são legais, talvez um pouco repetitivas mas não me incomodou. O destaque está em momentos da história que metem um Aerosmith ou um "What is Love" do nada. Não sei como conseguiram direitos pra isso mas deu muito certo.

Saints Row IV tem um gráfico decente, ainda mais para seu ano de lançamento original (2013). Pela bagunça intencional que é o jogo, até os glitches propositais são bem legais. Os não propositais também, que acontecem direto, rs.

Infelizmente, esse jogo só conta com uma tradução PT-BR não oficial para os jogadores de PC e no PS4 estamos presos com o inglês mesmo. Então fica difícil de recomendar mas, tirando isso, é um jogo rápido que vai servir pra divertir. Principalmente para aliviar a cabeça depois de jogar algum jogo mais "sério".



DLC: Enter The Dominatrix
Como se eles não precisassem de mais motivos pra enfiar bizarrices, aqui está. Resumão: a IA do mundo virtual fica louca, se personifica como uma Dominatrix e você tem 4 a 5 missões a mais para fazer em cima desse tema. Divertido que nem o resto do jogo.


DLC: How the Saints Save Christmas
Sabe aquele filme de natal que sempre tem o heroi salvando o natal de alguma maneira? Isso deu mais um motivo pra essa galera criar mais coisa aleatória com a temática de Natal. Também é muito bom na medida do possível.

Reviewed on Dec 08, 2023


Comments