Desde 2018, quando eu vi o teaser oficial desse nova IP da Bethesda, eu fiquei maluco pois eu sou um grande fã dos jogos da empresa, porém, achava que eu não conseguiria jogar por conta da falta de estabilidade financeira da minha família e tudo mais. Cá estou, analisando um jogo pelo qual eu esperei por MUITO tempo, e depois que zerei, foi como realizar um sonho. Eu amo temas relacionado ao espaço (já que eu sou um grande amador na área da astronomia) e ver essa temática junto com uma developer que fez 2 dos meus jogos favoritos de todos os tempos é de ficar extremamente animado.

Por mais que eu tenha gostado MUITO do jogo, confesso que eu me decepcionei em certas partes do mesmo. Conhecendo a Bethesda e sabendo que ela não dá muita ênfase na campanha principal de seus jogos, eu já não esperava muita coisa disso, porém depois do início até a metade da campanha, o jogo deixa de ser uma campanha de descobertas sobre o universo pra você ir a um planeta x, pegar um artefato, voltar pra guarida, colocar o artefato e repetir o processo em outros planetas. Confesso que eu esperava mais dessa metade da campanha mas, ao menos, o final é um dos encerramentos mais fodas das obras da Bethesda, te deixando pensar assim que sobe os créditos do jogo (e tenho que falar que o NG+ desse game foi uma bela cartada, achei genial)

As missões são divertidas e, como de costume, algumas sendo mais cativantes e memoráveis do que a campanha principal. Os planetas são desérticos mas alguns tem uma beleza e uma grandiosidade de cair o queixo e outras têm defeitos procedurais que dá para ver que não foram feito a mão e o sistema de naves é bem daorinha mas que eu não tenho a devida paciência para a atividade.

Uma coisa que me deixou bem triste quando eu soube foi descobrir que não teria como pousar manualmente nos planetas. Eu sei que o jogo não tem a intenção de ser um No Man's Sky da vida porém, ainda sim é um ponto que eu acho bem negativo, não ter a exploração espacial. É como se fosse um jogo de piratas, onde você controla o navio mas tem que escolher no mapa onde quer navegar e ver uma cutscene quando chegar na terra desejada. Ter o universo como temática é ter incluído a exploração espacial de forma minimamente imersiva, coisa que esse jogo não consegue fazer de forma adequada (poxa, você não pode nem sequer sair da sua nave no meio do espaço e muito menos andar na sua nave enquanto ela está vagando por aí).

Enfim, por mais que tenha esse problema que, eu confesso ser bem irritante de certa forma, eu amei o jogo e atendeu 2/3 das minhas expectativas.

Reviewed on Sep 11, 2023


Comments