Enquanto os créditos rolam encaro a tela do computador sem saber o que falar sobre esse jogo e a genialidade do Sam Lake e a Remedy.

Nas primeiras 10 horas de jogo eu já estava certo que estava experenciando algo único e um dos jogos AAA mais ambiciosos já feitos. Em AW2 a Remedy chega em seu ponto mais alto depois de 2 jogos que, na minha opinião, não respeitavam totalmente a mídia que estavam inseridos na história que estava sendo contada. Neles esta muitas vezes era contada por meio de MUITOS textos o que ao meu ver não da muito certo numa mídia com diversas possibilidades a serem exploradas. Em AW2 foi mantido a visão dos criados e essa abordagem multimídia que em alguns momentos deu certos nos jogos anteriores. Mas aqui tudo é diferente.

Alan Wake 2 é algo único e ousado. Ao longo de todo jogo é utilizado recursos literários, musicais, cinematográficos... mas não só isso. O uso desses recursos andam MUITO ligados com a história e servem pra não só amplificar ela mas também realizar comentários sobre as mídias e o peso delas dentro da história contada.

E pelo amor de deus, que história. A narrativa desse jogo é simplesmente absurda, se reinventando, questionando e levando todos esses sentimentos aos personagens. Não posso falar muito sobre, mas saibam que: talvez essa seja a melhor narrativa na história dos jogos, levando em conta a forma que é contada e a história em si.

E o mais impressionante é que dentro da piração que deve ser a cabeça do Sam Lake e os outros idealizadores ainda consegue existir uma história coesa e completamente maluca na forma de contar.

Todos os outros aspectos do jogo (gameplay, trilha sonora, fotografia) são impecáveis ao meu ver. O gameplay não tem nada de especial (na parte de trocar tiro msm) mas está longe de ser ruim, o jogo brilha mesmo é nas variadas mecânicas de puzzle que apresenta. A trilha sonora do jogo é parte intrínseca da história e as trilhas do Petri Alanko mantém o mesmo sentimento e dicotomia de luz e sombra do primeiro jogo. A fotografia desse jogo é se pá a mais impressionante que já vi: são vários recursos diferentes usados de uma forma única e que nunca foi utilizada antes em jogos e em outras mídias, é simplesmente espetacular.

E depois de falar esse tanto de baboseira, venho aqui afirmar: Alan Wake 2 é isso e acima de tudo UM JOGO, que era o que sentia falta nos últimos da Remedy. E não é só um jogo, mas um dos melhores e mais criativos já feitos. Obra prima incomparável!

Reviewed on Jan 27, 2024


Comments