Nunca me aventurei muito em Souslikes por não ser o maior fã de me irritar com o videogame. Mas acabei decidindo por mudar isso e experimentei alguns, mas Wo Long foi o que, de longe mais me chamou atenção. O pano de fundo misturando história e dark fantasy me atraiu, ainda mais porque sempre fui muito curioso sobre a Dinastia Chinesa, assim como os Samurais no Japão e por aí vai.

Wo Long definitivamente é um game muito, mas muito divertido. Diferente da fórmula estabelecida pela FromSoftware, aqui o gameplay tá muito mais pra um hack and slash frenético do que pra um souls propriamente dito. Isso foi o que mais me pegou no game. O combate é gostoso pra caramba, tu acaba ficando engajado no game por conta disso e vai avançando cada vez mais e mais. A história também é bem legal, achei interessante como pegaram heróis folclóricos chineses e os colocaram dentro de uma ambientação de dark fantasy envolvendo demônios, qi corrompido, feras divinas. Tudo é muito bem feito.

Os gráficos não são dos melhores mas, sinceramente, não achei ruins também não. Achei alguns cenários bem bonitos e os efeitos visuais do game bem impactantes também. É claro que não é um gráfico de nova geração, mas o game sendo divertido, o gráfico é o de menos.

Eu gostei bastante da história, apesar de achar o vilão bem mais ou menos. Ele tem muito mais aparência do que qualquer outra coisa. Os personagens, tanto os históricos quanto os originais, são bem carismáticos e tu acaba te afeiçoando a eles. Mas eu recomendo a dublagem Chinesa (a que eu usei) ou a Japonesa, elas ajudam muito mais a dar vida e personalidade pra eles do que aquela dublagem inglês canastrona pra caramba. A história também se perde em momentos de diálogos expositivos e longos demais que só servem pra tentar estender o que não precisa, mas não acho que seja nada que prejudique ela no fim das contas. Só deixa ela um pouquinho chata em alguns pontos. Acho uma pena nosso personagem ser um boneco mudo que só reage, deixa ele sem vida. Faria muita diferença ter linhas de diálogo pra ele, principalmente pela importância dele pra trama.

De coisas que eu posso reclamar, definitivamente eu aponto aquele mini mapa tosco que não serve de nada. Tu constantemente te perde nos mapas enormes e labirínticos do game. Isso se mostra um defeito principalmente quando tu tá içando as bandeiras de batalha e falta uma só, até achar ela é um saco. Também preciso falar da inteligência artificial dos NPCs que te acompanham, que é PÉSSIMA. O game te dá a oportunidade de abordar alguns inimigos em stealth (a mecânica é bem tosca, mas ajuda) e isso se torna uma vantagem muito boa contra inimigos mais poderosos. Só que diversas vezes eu tava tentando chegar no stealth e meus companheiros iam lá, davam uma porrada no bicho, deixavam ele em alerta e SAÍAM DE PERTO. Aí é de fuder. Isso sem contar que eles são paredes, um deles ficou parado numa porta e eu demorei quase 5 minutos pra sair da porra do lugar porque ele bloqueou a saída e eu não conseguia tirar ele dali.

Agora vamos pra um ponto que eu PRECISO comentar, eu não quero ser o cara que reclama de dificuldade em Soulslike. Eu não quero MESMO. Só que a dificuldade pra mim é o maior problema desse jogo. A Team Ninja não soube balancear a parada aqui.

Logo no início do jogo, eu enfrento o Zhang Liang. Que seria uma espécie de boss tutorial. Óbvio que o fato de eu não ter recurso nenhum ia dificultar minha vida, só que esse boss é um absurdo de difícil. Coisa insana mesmo. E o pior é que eu descobri que, no lançamento, o negócio era ainda pior, chegando ao ponto de muita gente ter dropado o game logo nele e a Team Ninja ter que lançar um patch nerfando o boneco. Não quero nem imaginar como era a luta antes, eu já sofri nessa. Daí em diante, o game sofre uma queda brusca de dificuldade. Todos os boss do jogo dali em diante ou eu matava na primeira ou na segunda tentativa, fiquei surpreso com o quão acessível o game tava nessa questão, apesar do primeiro chefe.

Eis então que chega um personagem que me dá gastura só de lembrar. O Lu Bu. Irmão, o que esse boss maldito é difícil é PIADA. O cara tá montado num cavalo gigante que dá dano elemental de fogo, ele lança flechas gigantes e dá ataques que tem um raio de alcance absurdamente alto. Ao ponto de, mesmo sendo uma arena grande, ele conseguir te alcançar com, pelo menos, um golpe. Foi um spike MUITO brusco de dificuldade e que empacou minha gameplay por 4 dias. Depois de FINALMENTE passar ele, mais uma vez o game teve uma queda brusca de dificuldade.

Não digo que não houveram mapas ou chefes difíceis. É claro que tiveram. Mas todos eram completamente viáveis, que levavam, no máximo, umas 4 tentativas. Nada se compara ao Lu Bu em termos de dificuldade. Cacete, nem a versão demoníaca do próprio Lu Bu me deu trabalho. Eu matei o filho da puta na primeira tentativa, eu não tava nem acreditando.

Dando uma olhada pra descobrir alguma estratégia que me ajudasse a matar o Lu Bu, eu vi um ranking dos chefes do game e o site colocou o Lu Bu como 7/10 e o último boss como 9/10. Eu só pensava "mano fodeu muito, se esse desgraçado é 7/10 e eu tô preso nele há 4 dias, como é que vou finalizar o game". Mas eu fui enganado. Como eu fui fazendo as DLCs antes de finalizar o game, acredito que isso possa ter me ajudado, só que eu cheguei na reta final com minha personagem no lvl 138 e simplesmente destruí os dois boss finais na primeira tentativa. Fiquei até achando que tinha algo errado.

Wo Long: Fallen Dynasty é um game com gráficos ok, uma jogabilidade muito gostosa (defletir um golpe perfeitamente é satisfatório demais), com uma história e ambientação dignas de um filme wuxia. Que é basicamente o que esse jogo é, um filme wuxia interativo. Só que ele sofre muito com pequenos probleminhas e um desbalanceamento absurdo de dificuldade.

Ainda assim, eu acho que o game vale muito a pena justamente pela ambientação e pela gameplay. É um daqueles games que tu entra e não vê o tempo passar, até porque alguns chefes vão te exigir bastante tempo até passar eles. Pra quem gosta de Soulslike, principalmente de Nioh, é uma boa pedida. Pra quem quer começar, acho que pode ser uma boa porta de entrada.

Reviewed on Apr 01, 2024


2 Comments


1 month ago

É encardido demais esse problema de balanceamento, é sempre assim, eles botam o chefe mais impossível aí depois vem uns 5 extremamente fáceis, os chefes da From geralmente vão variando de dificuldade, aí você nunca fica com aquele sentimento de algum deles ser impossível, já a Team Ninja parece que não tá nem aí, tanto no Nioh 1 quanto no 2, o primeiro ou um dos primeiros chefes é um inferno e depois o jogo fica tão fácil que não dá nem graça até você chegar no impossível de novo. Mas que bom que tu curtiu o jogo mano, recomendo experimentar outros do gênero, principalmente Sekiro que é mais parecido com Wo Long.

1 month ago

@jaqueta cara, o maior problema disso é que os picos de dificuldade são tão discrepantes que eles se sobressaem muito. o tanto que eu fiquei puto e xinguei esse jogo não tá escrito.

uma hora vou experimentar sim, mas depois de passar tanta raiva nesse vou focar em uns games mais tranquilos. hahahahah