Starfield é um jogo que eu peguei para jogar com expectativas baixíssimas, visto que é mais um jogo da Bethesda que recebe críticas pelos mesmos motivos de Fallout 4. O pior? Fallout 4 já tem quase 9 anos de lançamento. Starfield com certeza não é um jogo padrão 2023 e isso se mostra em vários pontos do jogo.

Infelizmente, o game design dos RPGs da Bethesda é extremamente ultrapassado, utilizando das mesmas mecânicas de Skyrim, um jogo de 2011. A gameplay é entediante, não existe motivação para explorar planetas vazios ou montar bases. O gunplay do jogo é uma clara evolução em relação a Fallout 4, mas o design pavoroso das armas, tanto visual quanto sonoro, deixam esse aspecto do gameplay tão entediante quanto a exploração. O sistema de combate de naves não é terrível, só é sub-utilizado.

Eu joguei o jogo por cerca de 8 horas de forma pura, sem nenhum mod. Após esse tempo, decidi modificar o jogo e minha experiência melhorou muito sem precisar adicionar nada discrepante no jogo. Simples mods para melhorar os posicionamentos péssimos do Hud, melhorar o desempenho, e por preferência pessoal, as legendas. (Sim, também coloquei a armadura do Din Djarin de The Mandalorian no jogo, porque eu podia). Também usei alguns mods que melhoram a iluminação do jogo e tiram alguns filtros estranhos que o jogo possui, e tive uma experiência muito mais agradável. O ponto é: Starfield é mais um jogo ultrapassado feito pela Bethesda que precisa ser consertado por Mods, e depois de jogá-lo, eu entendi porque recebeu somente uma indicação no TGA (e perdeu).

Agora que falei dos aspectos ruins, devo falar do que é realmente bom nesse jogo: A HISTÓRIA. Essa foi a minha motivação para terminar o jogo. As quests principais desse jogo são ÓTIMAS e bem variadas (exceto pelas: vá para tal planeta, mate tais caras e pegue o artefato). Em uma missão eu lidei com o submundo do crime no planeta Neon, em outra eu alternava entre versões diferentes de um mesmo lugar e precisava usar isso para superar obstáculos. No geral, as missões sao sim divertidas e te motivam a seguir em frente.

O mistério da história principal é muito intrigante e se mantém interessante até o final, que é extremamente satisfatório e leva para um pós-game MUITO mais interessante do que eu esperava. Foi incrível descobrir o segredo por trás dos artefatos junto dos membros da Constellation. Falando sobre eles, os companions desse jogo são INCRÍVEIS. Todos os membros da Constellation, até aqueles que não te acompanham durante a jornada pela galáxia, são interessantes e únicos. Foi incrível descobrir mais sobre cada um deles e ver como todos eles são EXTREMAMENTE reativos às suas ações e às mudanças que ocorrem ao longo da campanha principal. (Sarah, Andreja e Barret amores da minha vida).

Como um grande fã de Star Wars, eu adorava ver as pequenas animações dentro da nave, especialmente em primeira pessoa quando você senta no assento do piloto ou ativa um Grav Jump e seu personagem pressiona os botões do painel. Meus olhos brilharam na primeira vez que vi.

Starfield pode até ser um jogo decepcionante ao olhar o gameplay, mas por trás disso existe uma história incrível esperando e para mim valeu muito a pena ir atrás desse mistério.

Reviewed on Apr 08, 2024


Comments