Bio

Nothing here!

Personal Ratings
1★
5★

Favorite Games

Baldur's Gate 3
Baldur's Gate 3
The Last of Us Part II
The Last of Us Part II
Dishonored
Dishonored
Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077
Fallout: New Vegas
Fallout: New Vegas

099

Total Games Played

012

Played in 2024

007

Games Backloggd


Recently Played See More

Stellar Blade
Stellar Blade

May 03

Baldur's Gate 3
Baldur's Gate 3

May 03

Road 96
Road 96

Apr 26

Fallout: New Vegas - Ultimate Edition
Fallout: New Vegas - Ultimate Edition

Apr 23

Star Wars: Knights of the Old Republic II - The Sith Lords
Star Wars: Knights of the Old Republic II - The Sith Lords

Apr 08

Recently Reviewed See More

Eu ouvi falar sobre esse jogo em posts aleatórios do Twitter mas nunca me chamou atenção, até que um vídeo do Tik Tok que surgiu do nada falou sobre a proposta: Um Life is Strange com muito mais foco em consequencias e caminhos diferentes. Achei interessante e decidi testar.

Eu não esperava que fosse gostar tanto dessa experiência. Road 96 é um jogo com muita personalidade, mesmo que a proposta seja "parecida" com LiS, não poderiam ser mais diferentes. A gameplay simples combina e muito com o estilo da narrativa, que não conta com dialogos mega profundos e bem escritos, mas tem sim suas reviravoltas interessantes e personagens cativantes.

O jogo é dividido em episódios, e cada um você controla um adolescente que está tentando sair do país. Você deve concluir a jornada 6 vezes para chegar ao fim (eu levei 7 jornadas), e nessas jornadas você pode topar com algumas figuras recorrentes no país de Petria.

O jogo diz que "Nenhuma viagem é igual" e é totalmente verdade. Toda parada, encontro ou jornada em veículo é diferente e nunca se resume a somente conversar e andar, sempre existe algum mini game criativo e curto para manter a variedade. Alguns desses encontros com os personagens recorrentes são bem marcantes, e podem ser mais tensos, descontraídos ou até cômicos. O jogo sabe bem como balancear a seriedade e peso da história de um país em decadência com uma comédia irônica e até meio boba. Me diverti bastante e fiz questão de jogar Road 96 sem pressa alguma para aproveitar bem o que o jogo tinha a me oferecer. Se você curte uma história rápida, cativante e descontraída, Road 96 fica muito mais que recomendado!

Starfield é um jogo que eu peguei para jogar com expectativas baixíssimas, visto que é mais um jogo da Bethesda que recebe críticas pelos mesmos motivos de Fallout 4. O pior? Fallout 4 já tem quase 9 anos de lançamento. Starfield com certeza não é um jogo padrão 2023 e isso se mostra em vários pontos do jogo.

Infelizmente, o game design dos RPGs da Bethesda é extremamente ultrapassado, utilizando das mesmas mecânicas de Skyrim, um jogo de 2011. A gameplay é entediante, não existe motivação para explorar planetas vazios ou montar bases. O gunplay do jogo é uma clara evolução em relação a Fallout 4, mas o design pavoroso das armas, tanto visual quanto sonoro, deixam esse aspecto do gameplay tão entediante quanto a exploração. O sistema de combate de naves não é terrível, só é sub-utilizado.

Eu joguei o jogo por cerca de 8 horas de forma pura, sem nenhum mod. Após esse tempo, decidi modificar o jogo e minha experiência melhorou muito sem precisar adicionar nada discrepante no jogo. Simples mods para melhorar os posicionamentos péssimos do Hud, melhorar o desempenho, e por preferência pessoal, as legendas. (Sim, também coloquei a armadura do Din Djarin de The Mandalorian no jogo, porque eu podia). Também usei alguns mods que melhoram a iluminação do jogo e tiram alguns filtros estranhos que o jogo possui, e tive uma experiência muito mais agradável. O ponto é: Starfield é mais um jogo ultrapassado feito pela Bethesda que precisa ser consertado por Mods, e depois de jogá-lo, eu entendi porque recebeu somente uma indicação no TGA (e perdeu).

Agora que falei dos aspectos ruins, devo falar do que é realmente bom nesse jogo: A HISTÓRIA. Essa foi a minha motivação para terminar o jogo. As quests principais desse jogo são ÓTIMAS e bem variadas (exceto pelas: vá para tal planeta, mate tais caras e pegue o artefato). Em uma missão eu lidei com o submundo do crime no planeta Neon, em outra eu alternava entre versões diferentes de um mesmo lugar e precisava usar isso para superar obstáculos. No geral, as missões sao sim divertidas e te motivam a seguir em frente.

O mistério da história principal é muito intrigante e se mantém interessante até o final, que é extremamente satisfatório e leva para um pós-game MUITO mais interessante do que eu esperava. Foi incrível descobrir o segredo por trás dos artefatos junto dos membros da Constellation. Falando sobre eles, os companions desse jogo são INCRÍVEIS. Todos os membros da Constellation, até aqueles que não te acompanham durante a jornada pela galáxia, são interessantes e únicos. Foi incrível descobrir mais sobre cada um deles e ver como todos eles são EXTREMAMENTE reativos às suas ações e às mudanças que ocorrem ao longo da campanha principal. (Sarah, Andreja e Barret amores da minha vida).

Como um grande fã de Star Wars, eu adorava ver as pequenas animações dentro da nave, especialmente em primeira pessoa quando você senta no assento do piloto ou ativa um Grav Jump e seu personagem pressiona os botões do painel. Meus olhos brilharam na primeira vez que vi.

Starfield pode até ser um jogo decepcionante ao olhar o gameplay, mas por trás disso existe uma história incrível esperando e para mim valeu muito a pena ir atrás desse mistério.

Simplesmente uma OBRA PRIMA. Fallout New Vegas é uma aula de quest design e roteiro.

Jogar esse jogo novamente depois de muitos anos, agora mais velho, é incrível como pude perceber o quao genial esse jogo é. Cada missão, seja secundária e totalmente desligada da história principal ou até as mais importantes missões do jogo, são trabalhadas de forma magnifica. A Obsidian faz um trabalho espetacular em mostrar que suas escolhas importam, a forma como os NPCs reagem as suas ações é orgânica e linda de ver.

Os diálogos desse jogo são o que para mim Fallout é e deve ser, uma seriedade difícil de acreditar misturada com um humor sórdido. Ter jogado esse jogo em conjunto com Fallout 4 mostra como a Obsidian tem MAESTRIA em criar personagens e histórias cativantes e com bom desenvolvimento, enquanto os dialogos, quests e personagens de Fallout 4 parecem vazios e sem personalidade. Durante minha jornada pela Mojave Wasteland, escolhi Veronica como minha companion, e sou obrigado a dizer que essa NPC que eu encontrei em um lugar completamente remoto é muito mais interessante e tem muito mais personalidade do que qualquer Companion de Fallout 4 (Exceto Nick Valentine e Curie, eles são tão bons quanto).

E o que dizer sobre a história principal? Uma trama política de guerra entre facções extremamente bem executada, com figuras marcantes de todos os lados, e vários questões morais que te deixam sem saber o que fazer e como um jogo bem pensado, New Vegas ainda te apresenta uma opção neutra, que beneficia o seu personagem acima de qualquer facção e que sempre está disponível caso você estrague completamente sua reputaçao com todas as outras.

Infelizmente Fallout New Vegas sofreu muitos problemas em seu desenvolvimento e acabou sendo um Fallout 3.5 na questão da gameplay, então ele é um jogo de 2010 que é identico a um jogo de 2008 que já era datado nesse ano. Nessa jogatina eu coloquei mods no jogo para deixar mais agradável, tentando me manter longe de mods que mudassem a estrutura principal do jogo, e me mantive somente com os famosos "vanilla-like".

Caso você não se incomode em jogar jogos mais antigos ou esteja disposto a passar algumas horas modificando, New Vegas é um RPG sensacional e vale MUITO todas as horas de diversão que ele entrega.