Haunting Ground é a perfeita representação do gênero cinematográfico slasher e giallo dentro dos videogames. O jogo acompanha a história de Fiona, uma adolescente que perdeu parte de sua memória e acorda presa em um castelo, e com a ajuda de Hewie, um cachorro que ela encontra pelo local, deve escapar do lugar a todo custo.

É com essa premissa que o jogador deve resolver diversos puzzles e escapar das pessoas perturbadas que ali se encontram, e ao mesmo tempo desvendar os mistérios envolvendo os personagens e o lugar onde a história se passa.

A gameplay é simples e consiste em parte no elemento hide-and-seek bastante conhecido de jogos de terror e em grande parte com foco em exploração do castelo. Com câmera fixa e controles 2D, Haunting Ground possui ângulos cinematográficos em sua gameplay, em algumas cutscenes até mesmo alterna pra primeira pessoa, lembrando bastante filmes do famoso diretor de giallo Dario Argento.

Apesar de seguir o famigerado hide-and-seek, amado por poucos e odiado por muitos, Haunting Ground subverte expectativas do gênero e se prova um jogo mecanicamente rico. Nunca te forçando a seguir um estilo de gameplay ou instantaneamente Game Over, você tem a liberdade pra jogar como quiser, mas tenha em mente que apenas correr dos perseguidores pode se provar uma tarefa dificil. Ainda mais quando Fiona não é apta para combate.

A história é o ponto alto do jogo, e pra não estragar a surpresa de ninguém, direi apenas que me surpreendeu bastante por ser bastante corajosa em abordar temas pesados dentro de um jogo de Playstation 2 (Silent Hill 2 realmente influenciou diversos gêneros, huh). O jogo é brutal, visceral e te serve coisas que você quer ver num slasher e giallo, de forma crua. As mortes são muito grotescas e eu me vi olhando para o lado para evitar encarar a protagonista sendo dilacerada pelos terrores que a cercam.

Duas coisas interessantes: o sistema de "pânico" nesse jogo é uma das melhores coisas que eu já vi num survivor horror, é uma homenagem clara a cenas dos filmes de terror onde a personagem sendo perseguida por um assassino começa a perder controle de seus movimentos basicos, como andar e correr. E a segunda coisa é que a tela de game over é perfeita

Se você gosta de survivor horror, Haunting Ground é um prato cheio

Exploração de cenário que lembra Metroidvania
Gore a um nível moderado mas serve a proposta do horror
Ambientação memorável
Vilões memoráveis (Daniela jamais será esquecida)
História ótima que aborda temas pesados
Gameplay prato cheio pra quem curte puzzles

Pra Haunting Ground eu dou 9/10. É uma obra prima do Ps2 em diversos aspectos

Reviewed on Nov 16, 2022


Comments