Queria começar falando que o conteúdo dessa DLC é de qualidade EXTREMA. E uma das críticas a ela é a duração, mas sério, olha só pra ela, é simplesmente incrível, e também, o preço.
Pagar 20 reais em todas as plataformas e receber esse jogo riquíssimo em detalhes e capricho é surreal. Os chefes tem uma melhoria visível nas animações e no desenho, com fases muito criativas umas das outras, e isso para todos os chefes.
Uma coisa que me surpreendeu, é que uma mecânica de ataque encontrada no modo DEBUG (PC) do Cuphead, toda incompleta e sem funcionamento nenhum, voltou aqui na DLC e dessa vez funcionando 100%. Aquela Boss Fight do DEBUG também tem as sua "estrutura" idêntica ao da Boss Fight, inclusive, só que sem textura nenhuma. Até o desenho usado como teste de Boss lembra o tema da Boss Fight da DLC. E não só isso, mas também um Boss que foi cortado do jogo final e que há imagens dele na internet, uma espécie de aranha azul com terno, também voltou, um pouco reformulada, mas pelo design dele você já nota que é exatamente o Boss removido do jogo base, e essa é a primeira fase da Boss Fight que usa uma mecânica presente no modo DEBUG que citei anteriormente. Parece que juntaram as idéias cortadas e em alpha em um só Boss. Muito foda. As novas armas são muito interessantes. Um deles inclusive lembra um pouco uma arma do modo DEBUG do Cuphead. Elas são bem funcionais no jogo e cada uma, se bem utilizada, pode fazer um estrago nos Bosses dessa DLC. Ainda não testei no jogo base, mas acredito que deva ser bastante funcional também.
Uma das atualizações pré-DLC adicionou a possibilidade de trocarmos de equipamentos na tela de MORTE quando morremos contra um Boss, e é extremamente útil. A nova personagem do jogo introduzida na DLC é um dos maiores destaques. A Srt. Cálice não é apenas um Cuphead/Mugman com outra skin. Ela tem habilidades únicas e que são bastante úteis, assim como as novas armas, contra os Bosses da DLC.
Você não pode equipar Charms na Srt. Cálice, mas pode mudar a arma. As suas habilidades são de dar um Dash que se bem usado pode ultrapassar um projétil sem tomar hit. (Eu não sei se isso é um bug ou não, mas aconteceu bastante.) E esse Dash também é o responsável pelo Parry da Srt. Cálice. Sim, o Parry dela é diferente do de Cuphead e Mugman. Ela também pode dar um pulo duplo, bastante útil nas Boss Fights da DLC. E por fim, se com o direcional/analógico pressionado/puxado pra baixo, você apertar o botão de Dash, ela irá dar um Slide, e esse Slide dará invencibilidade a ela bem como se fosse o Charm de invencibilidade do Cuphead e Mugman, funcionando praticamente da mesma maneira.
Agora, vamos para o único ponto negativo da DLC, e ele não é um ponto negativo 100%, isso não é RUIM, e o que foi incluído aqui é, em aspectos técnicos, incrível.
Bem, estou falando da falta de fases Run 'n' Gun.
Eu realmente não entendo o por que que elas ficaram de fora. Funcionaria perfeitamente, afinal, é uma ilha nova. Sim, na DLC nós temos apenas Boss Fights, mas, uma adição completamente nova também.
E é aí que a coisa fica estranha.
Lembra dos museus do jogo base? Que sempre eram desafios de Parry contra fantasmas? O desafio do Parry retornou na ilha da DLC, mas não como museus. Agora, são chefes de verdade, e eles são muito bem feitos. Os cenários, desenhos, animações, som, é tudo impecável. Mas, as Boss Fights são... chatas. Elas são demoradas e sem muita variedade. Você não pode atacar, são lutas baseadas 100% no Parry, e por mais que em aspectos visuais, elas sejam muito boas, não conseguem se salvar só com isso. E sério, daria muito bem pra ter colocado, pelo menos 1 fase Run 'n' Gun no lugar disso, visto que a recompensa dessas lutas, adivinha? São moedas. E no total você consegue o mesmo que conseguia em fases Run 'n' Gun normais do jogo base.
Mas okay... como puderam ver, é um ponto negativo que ainda assim foi feito com maestria. A Studio MDHR é incrível, e na hora de fazer as coisas ganharem vida, conseguem e muito bem. O produto final como um todo é incrível e é nota 10. Apenas umas decisões um pouco duvidosas qur me deixaram um pouquinho triste, mas nada horrendo e que estrague a experiência. Longissimo disso ns verdade.

Reviewed on Jul 01, 2022


Comments