Depois de ver o filme e achar bem medíocre, eu fique animado para jogar FNaF novamente. Já fui bem fã quando mais novo, com o passar do tempo comecei á enjoar e achar uma franquia superestimada(por conta de todo hype e por conta da queda de qualidade ao decorrer do tempo), porém ainda assim nunca havia zerado nenhum fora o FNaF World.

FNaF 1 é simples, mas muito bom. A atmosfera, os cenários, os designs marcantes, querendo ou não, essa franquia é marcante. A gameplay fica divertida a partir da noite 3, onde começa á complicar, cada animatronic tem uma estratégia diferente, Foxy e Freddy em especial deram um trabalho pra mim(o jogo me forçou á ir atrás de informações e embora eu não goste de fazer isso, confesso, foi divertido, pesquisar sobre e me aprofundar sobre, eu sinto que isso se tornou parte da imersão e me pergunto se isso foi proposital). Os segredinhos também são curiosos, os mistérios que ficam em aberto, embora aqui a história não tenha sido aprofundada aqui, ainda é uma ótima introdução.
Uma coisa legal á ressaltar é o sentimento que esse jogo da, a sensação de alegria quando se passa de uma noite difícil, a frustração de tentar que embora seja um sentimento ruim, ainda faz parte da experiência como um todo, além da inovação no gênero terror, um jogo praticamente point and click com foco em terror psicológico e tensão, embora eu não goste de jumpscares gratuitos, esse jogo utiliza bem esse fator, sendo uma punição e não sendo gratuito como em outras obras posteriormente inspiradas em FNaF.

No geral, é um jogo melhor do que eu lembrava, eu não sou o maior viciado na franquia e em terror, mas esse jogo é inovador, é divertido e tem o fator indie dele, com certeza tem o seu valor, tanto pelo o que ele é e também pelo que veio á se tornar no futuro, indo de um jogo simples e inovador á uma das maiores franquias dos games, tendo livros, filme, diversos jogos, uma legião de fãs e história aprofundada, que embora essas coisas tenham defeitos, é impossível negar que é incrível ver o que começou como um indie se tornar tudo isso e furar tanto a bolha.

Edit: acabei de platinar, fiz a sexta noite e a custom night 4/20 e posso dizer, ir atrás, bolar estratégias e tentar é muito divertido, é um ótimo jogo quem gosta de desafios, mesmo não sendo necessário fazer essa parte, aindaé interessante e vale á pena.

Reviewed on Nov 10, 2023


Comments