This review contains spoilers

Cara... com certeza é um jogo complicado de analisar...

Antes de falar sobre o jogo em si, eu conheci ele aleatoriamente por conta da sua polêmica envolvendo incesto, eu vi isso e decidi jogar NO MEME com a minha namorada. Foi uma aventura para sequer jogar, afinal, foi super difícil encontrar uma tradução completa, passei tempo buscando a tradução pra cada capítulo e isso fez ficar mais divertido abrir e jogo e ver ele lá, em português, pronto para jogar.

CAPÍTULO 1

Me surpreendeu. Obviamente não é uma obra prima dos jogos, porém não é ruim também, o jogo apresenta temas pesados(porém não de um modo escroto, algo que irei me aprofundar depois), é simples, porém é apenas uma introdução, então da pra perdoar, as músicas não são ruins, mas também não são marcantes... agora falando do lado gráfico, esse jogo brilha, em jogo se mantém sendo simples, porém em tons monocromáticos bem charmosos, é um estilo único certamente, além disso, o traço dos personagens é lindo e muito característico, eu veria facilmente uma animação com essa qualidade de desenho.
Pra finalizar, eu gosto como esse capítulo explora a relação dos irmãos de forma não suspeita(ainda) e mostrando um certo desenvolvimento, abordando relações abusivas e como isso influencia principalmente na cabeça do Andy, um tema que não vejo muito sendo explorado, uma mídia especificamente focada nisso, inclusive eu ironicamente já passei por um relacionamento abusivo e que lembrou muito a relação deles aqui(felizmente não é o caso do atual), então se o jogo focasse nisso, eu simplesmente acharia um jogo bom, meio pesado claro, mas bom. Porém...

CAPÍTULO 2

Em relação á gráfico, música e jogabilidade, se mantém o mesmo, porém aqui as coisas começaram á decair... Os diálogos começaram á se tornar mais vergonhosos, isso ja tinha um pouco antes, mas no geral ainda se mantinha com uma leve maturidade, além disso, começou muita piadinha de incesto do nada, algo que eu achei desnecessário, o tema de relação abusiva acaba nesse capítulo mesmo para dar mais foco á outras coisas, ENTRE ELAS, incesto. Okay, isso não acontece de fato, mas a forma que o jogo trata disso é vergonhosa e muito desnecessária, como eu disse, não vejo problema em tratar de temas pesados, muitas das minhas obras favoritas tratam de temas pesados mesmo, mas esse jogo fez de um modo que eu achei apenas vergonhoso e estraga a forma que a história estava instigante antes disso.
Sobre os puzzles, eu entendia ser simples no primeiro capítulo, porém aqui eles são extremamente fáceis, tipo, ridiculamente óbvio, embora alguns sejam esteticamente interessantes e com uma simbologia legal... a facilidade chega á ser de um jogo de puzzle infantil.

CONCLUSÃO

É um jogo até certo ponto interessante, além de que ele não acabou ainda e tem mais dois capítulos ainda por vir, então eu sinceramente espero que o jogo volte para a linha e melhore, é um jogo que tem potencial para melhorar, mas também para piorar, eu sinceramente estou dividido em relação á ele, mas a história ainda vai continuar e aparentemente vai seguir um sistema de rotas, então é esperar para jogar e ver para qual lado esse jogo seguir.

Reviewed on Dec 15, 2023


Comments