Provavelmente aquela piada de "pra jogar sonic, é só apertar um botão" surgiu aqui.

Muitas vezes, esse jogo é dito como o melhor da franquia sonic, mas provavelmente essa opinião foi enviesada pela nostalgia, porque esse jogo é mais automático do que divertido de se jogar.

Vejamos bem, existem 6 mundos e dentro deles possui 6 fases, logo terei 6 fases divertidas para desfrutar? Não, pois por algum motivo, há uma fase grande e o resto são fases idiotas de um minuto pra baixo. O jogo tenta focar mais no 2d, deixando as 3d de lado muitas vezes, e as sessões 2d aqui são fracas demais para um jogo DO SONIC, com partes de empurrar caixa, apertar botãozinho pra girar obstáculos ou subir um elevador monótono pra caramba, ficar usando o wisp de cubo várias vezes pra abrir o caminho, ficar pulando em um trapolin que se move, e plataformas inferiores ao sonic 1, dando nenhum senso de velocidade, se baseando em plataformas verticais.

Enquanto ao 3d... fuderam completamente. muitas partes você só precisa se mover com sonic pra passar boa parte da fase, aqui há muitas linhas retas sem graças, ou partes em que você espama homing attack. Há raras partes em que você deve fazer coisas fora disso, mas graças às 5 fases picotadas, essa questão vai pro ralo. E o boost fuderam completamente aqui, porque agora você consegue ele pelos wisps em cápsulas, o que deixou a mecânica muito mal utilizada, apenas essas cápsulas de wisps aumentam a barra de boost, a não ser alguns inimigos específicos em trechos específicos, então se você usar muito o boost, tu vai ficar andando igual a um idiota em partes que claramente era pra usar boost. O drift também não se salva muito, porque ele fica no mesmo botão onde dá boost, então pra pegar velocidade nessas partes, você tem que obrigatoriamente virar, perdendo mais a graça de dar boost (sem contar que só dá pra fazer em momentos específicos).

O que mais odeio nas fases, são as partes em que o sonic se move automaticamente, caramba cara, é sério? Acho que pelas fases serem lindas, acabou hipnotizando a rapaziada à não perceber esse defeito. A starlight carnival você nem precisa tocar no controle, porque o sonic corre sozinho, e nem vem me dizer que "ah, é pra você apreciar o lindo cenário" isso ocorre várias vezes nesse mundo e só fizeram isso porque se sonic fosse controlável nessas partes, muitas pessoas cairiam e falaram que essa fase é frustrante, então uma ideia boa, mas uma má execução. Eu quero jogar, não assistir.

Enquanto aos wisps, eles possuem poderes bem divertidos, são bons pra passar a fase o mais rápido possível, o real problema é a utilização deles, pois alguns wisps não são utilizados em suas devidas fases, ou acabam sendo esquecidos depois de progredir no jogo. Sinto que eles poderiam ter sido muito mais bem aproveitados no level design, com partes em que você precisa unicamente deles, mas nah, crianças são burras demais pra pensar.

Boss fight nesse jogo? Pff, que se foda. Os cara repete os mesmos 3 chefes que mesmo na segunda aparição, ainda continuam fracos. O primeiro chefe é a coisa mais idiota do mundo, ele é ausente de dificuldade. O segundo, tanto faz. O terceiro, faço de olhos fechados. E enquanto a suas segundas lutas, foram uma falha tentativa de deixar eles mais difícil. Peak mesmo é o final boss, que é nível sonic superstars (fica muito tempo mandando ataque e a luta demora muito... chaaatoooo).

Não é só os chefes que sofrem com dificuldade, é o jogo inteiro! Parece que eles realmente queriam agradar crianças, porque nenhuma fase tem um real desafio para se preocupar, ou que demandam uma habilidade. Nem os "sub chefes" ajudam, aqueles robô de laser, quem sofre com aquilo? O robô gigante que te persegue, na última fase é só ficar pulando dos ataques dele totalmente previsíveis.

No fundo da minha alma, eu acho esse jogo inferior ao sonic unleashed de ps2/wii, lá há muita mais liberdade nas fases de dia, os níveis capados são desafios que te faz se esforçar. O jogo se baseia em terminar a fase o mais rápido possível, os níveis vão aumentando de dificuldade gradualmente e o jogo dá muita mais liberdade para se movimentar. Aqui o único motivo pra rejogar as fases são para pegar os anéis vermelhos, mas de resto, sinto que o design não é bom o suficente pra me fazer rejogar a fase pra pegar um rank mais alto. E o Super sonic? Não me importo. Nos antigos sonic eles sempre te estimulavam para você pegar todas as esmeraldas, des de ter um final bom, ou uma luta extra épica, os anéis vermelhos aqui são só um meio de passar o tempo com o jogo.

Eu não acho esse jogo ruim, ele não tem nenhuma parte mal feita, ele só é muito fraco, sabe? Sonic colors é muito inferior aos jogos boost, e me impressiona as pessoas botarem ele em um patamar tão grande. O jogo é realmente bonito e possui músicas muito boas, mas jogos são feitos para jogar, e se um jogo não me cativa, por que eu deveria me importar com ele? A história nem preciso dizer aqui, todo mundo já sabe.

Reviewed on Feb 17, 2024


2 Comments


1 month ago

"Provavelmente aquela piada de 'pra jogar sonic, é só apertar um botão' surgiu aqui."
Que nada, nessa época o Sonic Advance 1 já tinha lançado. =P

Ainda não joguei Colors, mas tenho uma hipótese pra ele ser tão querido: retorno ao básico.

Os Sonics pós morte do Dreamcast eram super criticados por serem muito experimentais. Todo mundo reclamava que cada jogo tentava misturar coisas demais além de "plataforma de velocidade" e que só essas partes ficavam boas. Aos olhos dessas críticas, o resto (lobisomem do Unleashed, tiro dos Adventure e Shadow, Silver no 2006, etc) nunca chegava aos pés das partes de velocidade com o Sonic normal. Foi uma época que Sonic tentava tudo, a impressão era de que a Sega não fazia ideia de que porras queria fazer com a franquia. E os jogos acabava sendo BONS mesmo (pra esse discurso) só no básico, que era só uma parte do conteúdo deles.

Foi nesse contexto que Sonic Colors lançou e foi aplaudido. Independentemente dele ser bom ou ruim, assim que ele saiu a galera já elogiou de cara que a franquia finalmente tava diminuindo o escopo e focando só no básico ao invés de tentar uma salada de frutas.

Pelas críticas que Colors começou a receber com a idade, parece que pra algumas pessoas ele até fez o básico, mas que não foi bem feito não, hahaha! XD
@CDX acho que só exageraram na qualidade por conta desse contexto mesmo, bom ponto de vista, nem tinha parado pra pensar nisso.