2 reviews liked by Jotape


"Quem é você?"

Essa pergunta vale para os personagens de Yakuza, que frequentemente se encontram em conflito sobre sua identidade. Descobrem que são coreanos, depois que o pai é policial, depois que na verdade foram substituídos por sósias
e etc.

Mas também é uma pergunta para o jogo em sí, Yakuza está se levando a sério, ou é tudo pelo humor? Onde exatamente na indústria ele se encaixa? Em um momento o jogo nos entrega uma cena onde Kiryu discute a relação que tem com Kaoru, e depois nos entrega uma missão onde devemos ser dublador de um jogo pornô. Onde ele quer chegar e mais importante, importa saber (agora) onde ele quer chegar?

Apenas aproveito a jornada enquanto os personagens e a franquia se descobrem com o tempo. Em uma história sobre essas identidades, nada mais gratificante do que ver a diferença entre dois homens (Kiryu e Ryuji) que a principio...São iguais.

"Quem é você?"

Sou tudo aquilo que você não é.

Esse é meu primeiro contato com a franquia YAKUZA, e não posso dizer que deixou uma impressão ruim. Kiwami é um jogo com muito charme. A forma como os diálogos acontecem, em momentos absolutamente inoportunos (como Haruka perguntando sobre "brinquedos" adultos), as missões que beiram o absurdo (Date, o florista e Kiryu fazendo uma entrevista para descobrir quem é o mais bad-boy) e os personagens ridículos (a mulher lésbica que trabalha como acompanhante só pra ficar vendo mulher gata o dia inteiro). Tudo isso, quando misturado, coloca yakuza em um lugar único entre os jogos que eu já joguei, daqueles que por bem ou por mal, sempre vão martelar na minha cabeça, seja com suas cenas mais dramáticas (como as envolvendo o nishiki) ou com os momentos bizarros e absurdos.

É e com certeza continuará sendo uma boa experiência, apesar dos problemas que tive com esse primeiro jogo, principalmente envolvendo a reta final. Todo o personagem de Nishiki é impressionante, apenas para no fim ser subutilizado, dando lugar a Jingu.

Ao melhor estilo Oda, ele é apresentado aos 45 do segundo tempo como a grande reviravolta da história. Eu entendo seu papel como um paralelo do personagem de Nishiki, ele alcançou tudo que o outro antagonista não conseguiu (incluindo Yumi) e no fim nada disso importava para ele. Mas só a ideia de um personagem não o torna bom. Não há tempo para executar esse "nishiki realizado" o que torna esse final frustrante, e eu ficaria bem mais receoso com o jogo se a luta final não fosse absolutamente espetacular. A luta entre dois melhores amigos acontecendo enquanto ao fundo, é possível ver a foto de Yumi, A mulher da vida de ambos.

A música, o equilíbrio (coisa que a luta com Jingu não tem) e a ultima cena salvam os dois últimos capítulos que caminhavam para um gosto amargo. Triste notar que a morte de nishiki é ofuscada pela morte de yumi. Entendo que a mulher era o amor da vida de Kiryu, mas o homem que se sacrificou era seu melhor amigo.

Mas o jogo termina como começa, com a diferença de que no fim, nishiki se responsabiliza pela bala disparada. Jogo foda

2 lists liked by Jotape