CUIDADO COM SPOILER!!!!!!!!!

Cara, falar sobre Baldur's Gate 3 é até um pouco difícil, porque para mim foi a minha maior surpresa de 2023 e talvez a maior surpresa que eu já tive com um jogo em toda minha vida. Já tinha ouvido falar em Baldur's Gate, mas era o jogo RPG de mesa, eu não fazia ideia que existia os jogo eletrônicos o Baldur's Gate 1 e Baldur's Gate 2, e do nada estava acompanhando alguns canais no YouTube de games e vi sobre o BG3, mas eu apenas ignorei porque nunca curti muito jogos de turnos, tirando Pokémon. Mas o hype foi tão grande, muitos amigos meus comentando sobre o jogo, que aí eu resolvi dá uma chance e meus amigos… que jogo.

Serio, BG3 é algo meio inexplicável, já tentei jogar outros jogos por turnos, mas esse foi diferente, não era chato, era, na verdade, muito massa e bastante divertido, o começo de jogo foi um pouco estranho para mim, mas com umas 2h de gameplay acabei aprendendo muita coisa, mesmo tendo 0 noção de jogos como estes e nunca nem ter tocado em RPG de mesa, acabei aprendendo as mecânicas rapidamente.

Eventualmente o jogador acaba encontrando os outros personagens jogáveis que são maravilhosos, o Astarion, o Gale, a ShadowHeart e todos os outros, todos muito bem atuados e bem desenvolvidos, meu favorito acabou sendo a Karlach, simplesmente a melhor personagem do jogo.
Em questão da história principal, as sidequests, a ambientação, as músicas, os NPCs, a exploração, tudo é muito bem feito e feito com bastante amor, você consegue perceber. Mas algo que me impressionou muito foram as escolhas, para mim o melhor jogo com escolhas que impactavam realmente o jogo era The Witcher 3, até eu conhecer esse jogo... cara, a cada escolha meu coração batia mais devagar, a mecânica de rodar os dados para ver se aqui que queremos decerto é ótima, e muito agoniante também, mas é bem feita, e suas escolhas tem um impacto grande, tão grande que pode mudar totalmente a sua história dentro do jogo, isso é perfeito.

Mas como nenhum jogo é perfeito, eu amei de coração a experiência que tive com BG3, 120 horas muito bem investidas, mas o jogo tem alguns probleminhas, o primeiro dele são os bugs, que tem bastante e eu sofri bastante com eles, inclusive na lua final, contra a Absoluta, meu jogo simplesmente parou, a IA dos inimigos não estava funcionando e eu tive que da Load, bizarro demais, aí vai uma dica, sempre fique salvando seu jogo quando sentir que algo importante vai acontecer, porque às vezes dá umas bugada loucas.
Outra coisa que não me agradou foi a entrada da Jaheira e do Minsc, não que eles sejam ruins, mas acho que eles entram tardiamente no jogo, acho que eles deveriam entrar no máximo até a metade do ato 2, isso que incomodou um pouco.
E por último, as lutas contra os chefes, principalmente contra a Orin e Gortash, que sinceramente achei bem fracas, acho que faltou uma música melhor, uma luta mais emocionante, faltou algo que, por outro lado, na luta contra o Raphael...meu amigo que luta bela do caralho, que trilha sonora foda, que mecânica, o desenvolvimento do próprio Raphael foi muito bem feito, coisa eu a Orin teve, mas não teve uma boa luta, e o Gortash coitado não teve nada de bom.
Mas enfim, no todo para mim é um jogo muito bem feito que amei jogar, obrigado Larian pelo excelente trabalho, mereceu demais ser o jogo do ano e os caras tão metendo o pau para resolver os problemas do jogo e os bugs, espero que saia alguma DLC porque mesmo jogando tantas horas fiquei com o gostinho de quero mais 🥵. É isso, valeu quem leu até aqui, um forte abraço.




Reviewed on Jan 06, 2024


2 Comments


2 months ago

Moço, fico muito feliz em ler uma review tão bem estruturada igual à sua em relação ao BG3, normalmente o pessoal só posta "melhor jogo da minha vida" ou "GOTY 2023" em suas reviews com algum pequeno comentário falando que o jogo é "perfeito" (coisa que BG3 ainda não é), não estou falando que isso é errado, mas é bem raso simplificar esse jogo desse calibre em poucas palavras. [Spoiler] Estou quase zerando o jogo, só falta matar o dragão na entrada secreta da prisão de Baldur's, ir confrontar a Madre Superiora da Shadowhearth e ir pro julgamento de Bhaal, já estou com 151h de jogo e ansioso para um nova dlc que aumente ainda mais esse universo. Por fim queria recomendar ao dono que fez essa review a dar uma olhada na franquia Divinity, são jogos feitos pela Larian e tem a mesma pegada que BG3, ainda não joguei eles, mas parecem ser bons, tenho eles na minha biblioteca da Steam e irei jogá-los futuramente.

2 months ago

This comment was deleted

2 months ago

@Mister_Robot Muito obrigado pelo comentário, BG3 mexeu demais comigo, como eu te falei no comentário passado sempre tive um certo preconceito com RPG de turnos no geral, mas esse é diferente demais. E que bom que você está no finalzinho, depois de tantas horas ter o prazer de terminar essa obra é muito gratificante, recomendo ir preparado para o julgamento do Bhaal, mas você está com 151h, mais preparado que isso impossível kkkkkkkkkk. Muito obrigado pela recomendação, já tinha visto sobre esses jogos da LARIAN, mas agora vou dá uma atenção maior, se for nesta mesma pegada de BG3 devem ser incríveis