Joguei que nem um condenado na infância, fiquei meses jogando só a demo sem nem saber a real magnitude desta obra de arte, quando consegui o jogo completo zerei umas 50 vezes sem saber da existência dos itens do time attack, um dia qualquer decidi ligar o meu antigo ps2 antes de vendê-lo, foi aí que me arrependi de tal decisão, porém fiz o 100% tanto do original de ps2 quanto do remake de ps4. Até hoje é o meu jogo favorito, top 1, foi uma experiência extremamente marcante principalmente na época, considerando que não estava acostumado com jogos desse nível de qualidade quando pequeno.
História sútil que te faz buscar mais sobre por fora do jogo, ouvindo entrevistas com developers e o próprio diretor do jogo, explorando o cenário e criando teorias, um jeito tão diferente de contar uma história que me faz desejar que mais jogos usassem desse elemento.
Gameplay de maneira geral um pouco "travada" ou em certos casos, angustiante, particularmente eu nunca tive problema com os controles e a movimentação do Wander ou com a Agro, porém entendo como não é algo fluido. A forma como você progride no jogo pra mim foi muito marcante, pelo fato do jogo não seguir muito os padrões que utilizavam missões e inimigos convencionais além dos bosses, porém a forma como Shadow of The Colossus faz traz todo um conceito para a história, visto que os colossus são criaturas que fazem o Wander parecer um inseto (na maioria dele), além de que a falta de outros inimigos, HUD ultra simples, o silêncio ao andar pelas planícies da terra proíbida corrobora muito com a ideia da solidão, de que nesse ambiente só existe você (jogador/Wander), sua égua e 16 criaturas gigantes prontas pra te fuder.
Os gráficos definitivamente ganham destaque no jogo, visto que para a época, surpreendeu com um mapa consideravelmente grande, com diversas estruturas, ruínas, abismos e outros tipos de formação, sua direção de arte foi tão marcante que a semelhança do jogo The Last Guardian (jogo muito bom também) é percebida de cara.

No mais essa é apenas a minha opinião e experiência, não sou crítico nem nada, então se eu gostar de um jogo é porque eu gostei e pronto, só queria compartilhar essa maravilhosa experiência que tive com essa desgraça.

é claro que eu chorei né porra

Reviewed on Nov 08, 2021


Comments