Ainda bem.....ainda bem que não estragaram tudo.

Persona 3 Reload conseguiu entregar pra mim pelo menos toda a experiência do Persona 3 porém com ajustes para melhora-lo e moderniza-lo, algumas coisas foram retiradas. Porem eu vou citando conforme o review avança sobre cada tópico.


=====================================Visuais

Persona 3 Reload Foi um ótimo remake do original, a interface está linda, no dia dia eu até achei ela meio minimalista demais pro meu gosto porém ainda está agradável aos olhos, muitos dizem que este remake é o persona 3 aos moldes do 5 só que eu discordo. O único ponto em que eu concordo que ele pegou isso do persona 5 foi de integrar o HUD ou interface dentro jogo ( combate, cenário e afins ) o que não é ruim. Foi uma tendência que agora vai ser sempre esperado de todo persona, uma das marcas registradas da série. E também eles falam que o reload é o persona 3 com os gráficos do 5 oque também não é verdade, você falar isso do jogo é muito superficial, até porque os modelos 3D os Gráficos são totalmente novos e únicos para este jogo, não pensaria em duas vezes em afirmar que este é O JOGO MAIS BONITO DA FRANQUIA. Mesmo com um design menos colorido pra combinar com o tema do jogo que é o azul da melancolia. Infelizmente ainda vai ter gente o comparando com o Persona 5 ( até porque as pessoas só sabem falar daquele jogo e nada mais ) mas caso vocês não saibam, esta ideia de incorporar o HUD, interface dentro do combate, cenário do jogo fazendo ele ter toda aquela "Estética" que todo mundo fala do persona 5, veio primeiro em Catherine e não em persona 5. Até os modelos 3D dos personagens, estilo gráfico e até arrisco dizer em que persona 5 e Catherine foram feitos na mesma Engine, é até por isso que os jogos são parecidos, oque separam eles é a orientação artística de cada jogo que fez diferente. Bom matando esse assunto, bora voltar pro jogo bom aqui.

Os Modelos dos Personagens Estão Lindos, completamente refeitos e diferentes do que já vimos nos jogos anteriores a este.

=====================================Trilha Sonora

A Trilha Sonora Foi refeita porém grande parte se mantém fiel ao original, mudando poucas coisas, apenas deixando elas mais "modernas ou limpas" posso dizer assim. As que tiveram uma mudança significativa, seria: Burn My Dread, When The Moon's Reaching Out Stars, Changing Seasons, Iwatodai Dorm, e etc. As músicas novas estão ótimas, Going Down já superou Mass Destruction de lavado. Color your night a gente já da pra perceber que é um puta dum Fan-Service pra quem gosta do P5, qualquer 1 quando ouvir ela pela primeira vez vai lembrar dele ao invés do P3. Eles pegaram essa sonoridade do P5 e colocaram mas pelo menos ela não é ruim, ela é muito boa então ponto pra eles

A Nova Vocalista Azumi Takahashi fez um ótimo trabalho aqui, só é meio estranho de começo que pelo menos pra mim, ela tem meio que um sotaque puxando bastante o som do "S" nas músicas, como se fosse uma japonesa carioca cantando kk. Mas de resto tá ótimo.


===================================== História

Aqui era um dos pontos que eu tinha mais preocupação, mas graças a deus não alteraram o rumo dela. Pelo contrário, a direção das Cenas está em outro nível, passando mais emoção e impacto nas cenas. Aqui temos Cutscenes em 2D Anime, que estão ótimas. E as de 3D que pqp é bonito demais

Temos pequenos eventos novos que são os link events, uma coisa chata do original, é que você podia realizar social links com as party members femininas, mas não com os masculinos ( oque só tira toda a moral de persona e revela que ele é apenas um harém disfarçado de jrpg kk ) com estes Link Events, você terá eventos para passar o tempo com os personagens masculinos também, não é um social link pois eles não elevam os níveis de tal arcana, só que eles dão recompensas como: aumentar a sua Vida, Mana, atributos, eles inclusive liberam personas para você fusionar então fique esperto quanto a isso ( um exemplo, o Koromaru ao realizar todos os Link Events com ele você libera O Byakko pra fusionar, e ele será necessário pra fazer a fusão especial do Kohryo o ultimate persona do Hierophant )
Estes Link Events também revela mais sobre os personagens, o melhor exemplo pra mim e que também foi o que o Reload fez melhor do que no original, foi no Arco do Shinjiro. Que ficou mil vezes melhor, antes já era legal, no original era tudo mais fraquinho. Não tinha muito impacto nos acontecimentos só em alguns claro, mas no Reload eles melhoraram e muito. Se você completar o link event do Shinjiro, eu só lhe peço um favor. Depois de um tempo Shuji irá pedir pra você ir vasculhar o quarto dele depois, lá terá uma cutscene que só deixa o background do personagem mais aprofundada na situação dele que pqp isso eles acertaram em cheio.


=====================================Gameplay

Agora podemos controlar os personagens, ao acertar o ponto fraco podemos passar o nosso turno para outro party member, eles adicionaram magias de luz e sombra. " ÃHH mas no original também tinha mudo e hama" Sim só que eles adicionaram Eiga e Kouga, magias de luz e sombra que não dão insta-Kill como no original.

Agora você controle os seus party members ( Thank God ), e além disso temos o sistema de pass-on, ao acertar o ponto fraco ou Critico, poderemos passar esse turno para um outro membro que você deseja.

E nesse jogo nós ganhamos as "Teurgias" que nada mais é os ataques especiais de cada personagem que dá muito dano, no total são 2 para cada party member ( o único que só tem um especial é o shinjiro oque é uma pena :/ ) As animações dos especiais são de brilhar os olhos, incríveis e fodas de usar, eles não se limitam a apenas ataques, mas também a efeitos para a party.
Qual é o especial do protagonista então? É aqui que entra as Fusion Spells, ataques especiais que requerem 2 personas especificas para serem executadas, aqui no reload você não precisa ter a persona equipada, tendo uma vez criado o orfeu, e a apsara, você ganhará este especial. Ai você pode jogar estas 2 persona fora que você ainda poderá utilizar

A Tártaro está ótima, a ambientação dela está bem mais interessante do que no original, possuindo designs muito agradáveis. Claro que ainda se baseia apenas numa torre que você sobe e só anda. No original ele dava mais a impressão que você estava andando em corredores retos e vazios, agora no remake da pra amenizar este feeling, deixando menos maçante o Tártaro. Você pode pegar itens além dos baús normais, tem alguns que só são abertos com lasca de crepúsculo e é necessário de 1 a 3 deste item para abrir.

Não temos mais o Sistema de Cansaço que tinha no original, te deixando mais livre pra explorar, e com as lascas de crepúsculos você pode escolher se vai recuperar todo o HP e MP do grupo caso você queira explorar mais.

Eles adicionaram as Arcanas Maiores, que são boost para a exploração e pro grind do Jogo que é ótimo e ajuda demais.

Temos Áreas novas no Tártaro, que são portas vermelhas com Inimigos mais poderosos, ao derrotar você ganha baús com itens um pouco melhores, estas portas podem aparecer a qualquer momento e aparecem com frequência na verdade. Além destas portas vermelhas, existem uma porta vermelha que é como se fosse uma Porta Vermelha Definitiva. Nela ao invés de ter um Mini boss ela chega a ter 3 Bosses nela, a cada boss libera baús que estes sim vem itens mais raros de achar como trajes pros personagens. E no ultimo você ganha um baú que libera mais uma carta de Arcano Maior, recomendo porque tem cartas que te ajudam MUIIIIIITO e aliviam o grind demais, te deixando mil vezes mais confortável na dungeon

Falando isso parece que o jogo ficou mais fácil....mas é lógico que ficou mais fácil, o original já era de boa de jogar já esse daqui vish, parece P5 e P4 em questão de dificuldade

Os Bosses do jogo estão que nem no original, no P3 FES eu havia notado que pelo menos pra mim, as Shadows Principais eram muito Fáceis. E os mini bosses do tártaro também, apenas os 3 ultimos do tártaro que me deram um pouco de trabalho de resto esquece. No reload até os mini bosses de cada bloco do tártarus ficaram mais fáceis mas ainda são os inimigos mais desafiadores deste jogo, principalmente das portas vermelhas.


=====================================Dublagem (Inglês)

Sobre a Dublagem, ela mudou para quase todos os personagens, ela continua ótima, só achei desnecessário ter mudado de quase tudo. A única dublagem estranha que tinha no original era quanto a Fuuka, e nem era pela voz foi mais mesmo pela mal execução mesmo. Pelo menos todas as vozes estão ótimas, a única que me incomodou mesmo foi a do Akihiko. O dublador original Liam O'Brien é mil vezes melhor, e pra quem já foi procurar o currículo do cara sabe que ele fez muita coisa, principalmente personagem de anime, games e etc ( O cara fez o Gaara americano, só nisso o cara já ganhou )


=====================================Equipe

Uma coisa que vale ressaltar, os principais responsáveis pela serie persona
Katsura Hashino ( Diretor e Escritor ) Shigenori Soejima ( Designer Principal dos personagens e dos Personas )
e Shoji Meguro ( Compositor ) não estão mais na P-Studio ( Equipe Responsável pelos jogos de persona até então )

O diretor da série criou o seu próprio estúdio Chamado Studio-Zero, e isso ele fez desde 2016 ( Lançamento de Persona 5 ) o projeto mais ambicioso deles é o Projeto Re-Fantasy, que está sendo prometido e desenvolvido desde a formação do studio-zero, só agora recentemente tivemos a revelação do que isto se tornou. O Metaphor Re-fantazio, que também está no meu radar, porque parece ser interessante, o único ponto que eles não podem errar e deles não conseguirem se distanciar da sua série de sucesso ( Persona ) e acabar pra sempre sendo amarrada a esta franquia. Nos trailers ele parece ser algo totalmente diferente mas eu tive esta impressão que está "PERSONA" demais pro meu gosto.

O único jogo desenvolvido por eles ( desenvolvedores ) ainda na época da P-Studio antiga, que realmente era algo diferente e que repercutiu bastante foi Catherine mesmo, o que não deixa de ser um grande feito pra eles.

A equipe atual da P-Studio está com outros responsáveis agora, o primeiro projeto desse novo time se eu não me engano foi com o Persona 5 Tactica, que foi um bom jogo e não começaram feio.

Neste jogo podemos destacar

Takuya Yamaguchi ( Director ) Azusa Shimada ( Responsável pelos Redesigns dos Personagens e Personas ) e Atsushi Kitajoh ( Compositor )

Neste jogo prova que não é porque tal série não foi feita pelos criadores originais, que ela se torna inválida de elogios e de acertos. Desenvolvedores e criadores diferentes não é o suficiente para um jogo ser ruim ( Dark souls II be like )

====================================Considerações Finais

E bom acho que isso é tudo que eu posso dizer do jogo, ele está muito consistente e realmente gostoso de se jogar. Trilha Sonora impecável, melhorou aspectos do jogo, principalmente em questão de impacto na história, conseguiu deixar ele bem mais dramático que o original com certeza. Links Events foi uma adição para os personagens restantes que não tiveram a atenção merecida no jogo original. A gameplay está todo modernizado (abaitolado kkk) rápido e fluido como deveria ser. Está legendado em PT-BR?? Milagre né? Melhor do que isso é que o jogo é MULTIPLATAFORMA!!!! Está no Gamepass day one( isso sim é um sonho :3 )

A única coisa que devo ressaltar, apesar do Reload ser uma maravilha, ele infelizmente não é a versão definitiva. Pois infelizmente não possui o epílogo do the answer ( que não é um total garbage como todo mundo diz ) e não possui a rota da protagonista feminina ( esse sim você pode esquecer :D ). Os únicos elementos que eles pegaram de cada 1 foi o social link da Aegis ( que no original não tinha mas no FES sim) e o controle dos party-members ( primeira vez implementado no Portable )
Dizem que com o tempo eles adicionaram estes conteúdos como DLCS pagas, oque não deixa de ser um erro "a mais seria muito mais trabalho para eles" Os cara me lança DLC no dia do lançamento com roupinha, musiquinha e persona pra tonto ficar comprando. Se eles se esforçam para vender cosméticos, eles poderiam se esforçar para trazer de fato A MELHOR VERSÃO de Persona 3.

Eu o recomendo Pagar 300,400 reais? (mai nem fudendo) eu pagaria pelo o que ele me entregou, vale uns 200R$ ou 250R$ no máximo, até porque ele é um jogo no lançamento e infelizmente, jogos não são baratos por aqui ( Welcome to the BRAZIL )

Lembre-se ELE NÃO É A VERSÃO DEFINITIVA!!!

"Porém não deixa de ser marcante e especial, agora com a nova equipe do P-Studio. Aqui se Inicia uma nova geração, que faz jus ao que Persona de fato é."

Reviewed on Feb 16, 2024


Comments