Definitivamente melhor que o primeiro em diversos aspectos, mas com elementos que alguns podem desaprovar logo de cara.

=====================Arte/Estética/Personagens

O jogo em questão gráfica não se destaca tanto comparando com o anterior, os sprites são bem parecidos, os interiores das cenas são ok. O hud do jogo assume uma coloração que pelo menos pra mim é melhor que o antigo, puxando mais para o Azul.
Os gráficos em 3D de efeitos e bosses são melhores que o do anterior.
Aqui o Yasuda deixou o design em si de todos os personagens melhores que o anterior, antes tinha muitos designs que até pareciam bem fracos na minha opinião, com algumas exceções mas que no geral era tudo bem inferior. Muitos npcs pareciam até bem genéricos e que você veria num visual novel podre da internet, inclusive eles reutilizaram vários portraits do primeiro mas também criaram novos, e quando eles estão juntos na mesma cena você percebe a diferença de traço logo de cara. Já aqui eles se tornaram muito mais legais.

ProtagonistaBom design, a palheta de cor do prota que se aplica na capa do jogo com cores brancas e azuis é realmente bem melhor do que o do 1º, que mais parecia uma versão mal feita do Makoto. O prota neste jogo se nota que ele é bem humorado, isso pelas escolhas de falas que você tem que acrescenta muito nas cenas fan-service ou para fazer piadinha, além das clássicas perguntas de moralidades políticas que temos em outros jogos de SMT.

Eu decidi não destrinchar cada personagem aqui até porque são muitos que temos aqui, e também porque temos personagens que pra mim são ruins e esquecíveis, que tem o seu arco de história, mas que acaba sendo curta, fazendo que o personagem na maioria das vezes vai continuar lá te apoiando, ou acrescentando em cenas fan-services bobinho.

Os personagens que tem destaque pra mim são:
Yamato que eu até que odiei ele um pouco pela personalidade, mas que com o tempo me provou ser um ótimo antagonista e rival para o prota.
RonaldoÓtimo personagem, eu acabei me simpatizando com ele, e o lance dele apresentar uma visão de mundo e ele lutar pela justiça que ele acredita, isso mostra os poucos elementos de SMT que este jogo tem.
Miyako De inicio eu fui com a impressão de que " La vai mais uma waifu pra agrada personafag da vida". Infelizmente pelo jogo ter bastante "Anime Moments" ela até que traz um backstory bom na real, com plot-twist's e ela que vai nos guiar nesta nova campanha do jogo. Só é meio paia porque ela chega arrebentando todo mundo mas ok, nada que a Alex já não tinha feito no Strange Journey Redux

Acredito eu que estes são os melhores personagens até porque eles apresentam ideias de mundo distintas, elemento recorrente em SMT. Já os outros apenas se apoiam nestes visões de mundo, não criando a sua própria. Claro que concordo que com muitos personagens seria ambicioso pra porra fazer com que cada um tivesse uma visão de mundo diferente e uma rota única para você seguir, até porque estamos falando de 13 personagens essenciais contando 14 com a Miyako. Mas eu não sou o cara que clama por um enredo lotaaaaado de personagens como em muitos animes, pra mim um enredo que desenvolve todos os seus poucos personagens já está ótimo pra mim.

As Criaturas os Septentriones e os Triangulumns foram criados não pelo yasuda, mas sim pelo Mohiro Kitoh, eles são bem brochantes pra mim principalmente pelo design deles, que pra mim é apenas feio e sem sentido sinceramente. O background deles são legais, os criadores se basearam na astrologia, pois todos esses inimigos são nomes de estrelas reais. Oque é uma inspiração legal e diferente de SMT, que se baseia em divindades de mitologias e religiões, foi uma boa sacada.

=====================História

O enredo é em geral legal, ele funciona com momentos para aprofundar o arco dos personagens, explicação de plots e backgrounds do jogo, resolução de como enfrentar cada chefão do jogo, o world building é bom principalmente mais pro end-game, eu gostei bastante da lore dos Administradores que da um tom único pro jogo poder se destacar no seu meio. Não posso negar que eu me diverti com a história do jogo, pena que com o passar do tempo eu confesso que fiquei entediado com o jogo, principalmente com a campanha dos Triangulum, mas não deixa de ser legal.
O foda aqui é que como o jogo é muito "Anime" tem muitos momentos fan-services que fala pra você, me assustaram de tão echii foram, tem um que é bem mais forçado que dos jogos persona, que foi a cena do teletransporte ( essa cena foi até que engraçada, ainda mais com oque você pode falar pra makoto ) Isso pode ser ruim até porque soa que são momentos "Fillers" sabe, que só estão lá pra encher o saco e aumentar o tempo de jogo afastando muitas pessoas, principalmente se você é mais "SMT HARDCORE GAYMER" que pra mim é tão ridículo quanto um fã médio de persona xD
Agora se você for um Weeb Médio pode cair de boca na história ( ͡° ͜ʖ ͡°). Caso você não goste da gameplay e não tenha paciência, eu recomendo você ver o anime, que adapta até que bem a história pena que é bem rushado e até esquece de desenvolver alguns personagens aqui e ali. OBS!!! o anime na Crunchyroll não está disponível no brasil até onde eu vi, então vai ter que se virar nos site pirata da vida.

=====================Gameplay/ Trilha Sonora

Aqui o jogo segue a mesma linha do primeiro com algumas novidades, que seria o Fate-System: Uma mecânica que ao você escolher com qual personagem você selecionou passar o tempo, você upara no rank dele indo de 1 a 5, e com isso você libera uma mecânica nas skills-cracks e demônios novos para fundir. Sim é como os Social Links da vida, no primeiro você também tinha que escolher com quem passar, só que não liberava mecânicas novas, e sim determinava suas rotas. Já aqui acrescentaram nesse quesito, oque não é ruim vai. Acho que de relevante está seria a primeira diferença gritante que o jogo apresenta, o resto se assemelha muito ao primeiro.

A Dificuldade do jogo, ela é bem mista, eu já esperava ela ser fácil até porque eu adquiri uma bagagem com o anterior, mas mesmo assim teve momentos MUITO desafiadores neste jogo, foi preciso em alguns momentos parar, grindar e me organizar em como passar pro certos bosses que rapaz, foi osso. Eles são mais difíceis por conta das arenas em que eles estão, ao invés da batalha em si com o Boss ser difícil. A arena fode muito cara, nem me fala de boss que da TP na pqp que pariu do mapa, e você tendo que andar de norte,sul,oeste e o caralho a 4 pra chegar na miserá do boss. Pensa num bagulho chato meu deus. Maaaas caso você grinde bastante e se planeje direitinho, você consegue passar deboa, ainda mais que com as DLC's eles aliviaram muito o Grind, agilizando o processo. Oque não é um problema até porque se você acha que tá fácil demais, é só você parar de usar e passar na força bruta mesmo que todo mundo fica feliz.

A trilha sonora rapaz foi de nota 4 do 1º e subiu pra 8º!!!!!!!!. Eu curti demais até porque é mais a minha praia, não curto muito as guitarra distorcida que tinha anteriormente que ao invés de trazer uma música gostosa de se ouvir ou até mesmo me empolgar para as batalhas, me fez na verdade ficar desapontado com a trilha. Já aqui ela é gostosa de se ouvir, e tem uns temas de batalhas interessantes, mil vezes melhor que o primeiro sem dúvidas. E não pense que aqui não temos banger de batalhas aqui não, então se você curte um tema de batalha bão aqui você encontra. Principalmente na versão de 3DS Record Breaker, que tiveram músicas novas e ótimas por sinal. Dê uma conferida depois aqui

===================== Devil Survivor 2 DS ou Record Breaker 3DS?

Vai na de 3DS, ela apresenta voice cast que neste jogo eu acho essencial até porque tem muita narrativa e muitos party members. É mais agradável visualmente que a versão de DS óbvio. E o conteúdo adicional que colocaram aqui a tal campanha TRIANGULUM não é ruim nem um pouco. Ela se equipara com a campanha principal, talvez até supere pelos plot-twist's que ela tem. A Miyako não é uma personagem descartável e afinal de contas é o jogo anterior em sua versão definitiva com conteúdo adicional. Pena que ela sofreu com o mesmo problema que Devil Survival 1....... A OPENING É UMA MERDA KKKKKKKKK Falando sério, a animação desta opening eu achava de início estranha, porque não tinha visto nada do tipo antes, mas me acostumei com o tempo e acabei gostando, em questão visual a Opening Nova ganha, mas já a música........ Namoral que cantor horrivel men, a Opening Antiga tinha uma música tão agradável que parecia ser uma música de jrpg legal. Pena que eles aruinaram denovo na música da nova opening. E nem pense que no anime a Opening é boa, eles cagaram nela também kkk

===================== Conclusão

Devil Survivor 2 é melhor que o primeiro apenas, a história conseguiu me cativar mais, a gameplay continuou quase que a mesma, a dificuldade é até que desafiadora em alguns pontos, mas pode ser aliviada e facilitada com as DLC's pra quem quiser usar, tem alguns personagens mais carismáticos que no primeiro, momentos legais pra descontrair, um ótimo plot dos septentriones. E ainda tem o conteúdo extra "Triangulum" que acrescenta muito na história. Ainda assim este jogo conseguiu me enjoar em certos momentos do jogo, até porque eu já sentia que eu não seria muito fã da série Devil Survivor.

Mas não mudou a questão que sim, ele é o melhor da duologia, parabéns!

Reviewed on Apr 04, 2024


2 Comments


quem teve a ideia de chamar um personagens japonês de Ronaldo? Kkkkkk, é tipo "meu nome é Ana Vitória e eu sou sul coreana".

1 month ago

Dizem na wiki que ele é meio br no anime e que a nicaea dele aparece em pt br porém eu não tenho certeza. Eu tive essa impressão tbm, mal vejo a hora de cair num jrpg com um personagem apelidado de "Negoney-kun" kk