Doom dos anos 2000

Aqui temos o Doom que focou que resolveu ir para uma pegada mais de Terror e isso é notável. Não foi o primeiro pois o Doom 64 já veio com essa pegada, de ser mais dark e assustador, oque é irônico considerando a plataforma que ele lançou. Mas aqui ele foi melhor implementado pelo menos pra mim por conta de ser da 6º geração (Ps2, Xbox e Gamecube) que suportava melhor que a anterior.
O jogo não tem músicas temas de fases, aqui eles priorizam o silêncio e sons assustadores da trilha sonora, ele apresenta jump-scares pra te dar sustinhos ( talvez alguns hoje olhem para ele pensando que ele é muito brega, e ele é mesmo, ele se tornou um produto da sua época anos 2000 onde tinha muita coisa "edge" surgindo, mas que ele ficou um pouco datado sim ) Eles adicionaram uma lanterna no jogo, pois ele é beeem escuro, ao ponto de incomodar até, os cenários onde o jogo se passa são bem mais apertados e estreitos, existem poucas áreas abertas no jogo, isso pode ser outro fator para o aspecto de terror, mas que no final pra mim só irritou algumas vezes. Pois a gameplay aqui ainda é frenética cheia de inimigos vindo de frente e de trás pra te comer, mas nos dooms antigos a movimentação era muito suave e os ambientes eram bem mais confortáveis de se navegar para se desviar de balas e inimigos, aqui você se prende em muitos elementos no cenário ( caixa, parede, pilar, destroços ) que num lugar apertado cheio de inimigos com posições sacanas enche o saco pelo menos pra mim. Aqui também tem muitas sessões de vem e traz de locais que você já visitou, os inimigos estão ok pra mim, o posicionamento dos inimigos estão bem mais sacanas que os antigos que enche o saco as vezes mas é de boa e aceitável. Outro lance dos inimigos aqui que enche o saco é que eles são tão agressivos que muitos deles pulam encima de você e quando você é atacado a sua visão recebe um puta dum reviravolta pros lados, dando realmente a sensação de que você tá tomando no cu bonito no jogo kk.
Mas um erro que eu não perdoo neste jogo foi com a sua ShotGun...... porque??
Nos Antigos a Shotgun era tão confortável de se usar e apelona, aqui você tem que enfiar o cano na orelha do inimigo pra causar um dano considerável, ( eu sei que doze não é feito pra ser usada de longe, e que faz sentido ela só dar dano a queima roupa, mas não muda o fato que era muuuuito mais legal usar nos antigos, pode não ser o correto mas era mais divertido ) pelo menos aqui a minigun se tornou uma arma boa, principalmente pelo fato dela não gastar munição da sua pistola como nos antigos.
Sobre a lore do jogo eu não posso falar muito, pois não joguei com isso em foco, eu estava mais lá pela gameplay e estética do jogo, mas ela apresenta sim uma história básica ali, com documentos que você encontra com o passar do game, que detalham pessoas que viviam ali, cientistas falando sobre testes que eles realizaram com o foco nas criaturas. E inclusive estes documentos contém senhas para liberar cofres para adquirir medkits, munições e armaduras. Apesar de que neste jogo, a munição não é escassa, uma vez ou outra eu fiquei sem munição mas é só vasculhar pelo cenário ou pelos cofres que eu acabei de citar.
Outro probleminha do jogo é de que as vezes você pode se perder pela estação, procurando por onde ir e etc mas não chega a comprometer o jogo. A apresentações dos demônios especiais são legais, os bosses do jogo eles também são legais, só teve um que foi muito brocha que seria Sabaoth este dai foi bem fácil e esquecível do resto está ok.
Enfim acho que Doom 3 é isso. Recomendo jogar por esta daqui mesmo pois é a que roda lisinho em HD e etc. Eles adicionaram a lanterna no ombro do personagem, antes não tinha como carregar uma arma e lanterna ao mesmo tempo. Apresenta todas as expansões apesar de que aparentemente a única que presta seria a Resurrection of Evil que continua a história principal, já a lost mission apresenta até boss fights puxadas da primeira campanha então fica o aviso. Eu apenas zerei a campanha principal, e já me satisfiz com este jogo.

Mas eu recomendo sim, Doom 3 é um bom jogo e nada além disso :D

Reviewed on Apr 22, 2024


Comments