Olha, eu vou ser sincero: se você quer jogar esse jogo pra ter a experiência típica de um JRPG, talvez você se decepcione.

Agora, se você for como eu, que não é tão fã do gênero mas vira e mexe joga alguns, talvez você tenha uma boa experiência.

O jogo é lindo, a soundtrack é muito boa e a dublagem foi uma adição crucial pra que eu gostasse tanto do jogo. Apesar de ter seus momentos de falha, acho q a dublagem é uma das melhores coisas de Cris Tales. A mecânica da protagonista é algo que eu nunca vi em nenhum outro jogo do gênero e devo dizer que é genial. Num geral, o jogo é uma delícia de se jogar, você sempre quer esticar mais 30 minutos de gameplay pra cumprir o próximo objetivo (por isso eu fiz 27 horas de jogo em 4 dias). Me divertiu bastante.

Mas eu preciso reclamar do final. Como alguém já mencionou em alguma review aqui, o final bom deveria ter sido muito mais impactante do que foi. As coisas aconteceram tão rápido e com tanta negligência dos personagens envolvidos que o jogador não consegue se emocionar com aquilo. Outra coisa que eu percebi também é que o painel mostrado quando você completa a DLC no final do jogo parece MUITO que não foi pensado pra casar com o resto da história. Contribuiu muito pra minha confusão com o final.

Não me entenda mal, eu GOSTO de finais misteriosos que me deixam pensando em teorias. Acontece que aquilo parece que foi costurado fora de ordem, e algumas coisas (sim, AQUELA coisa) simplesmente não fazem sentido com o que acabou de ser mostrado.

Pra finalizar, eu recomendo sim que você jogue Cris Tales. Ele pode não ser o que se propôs (uma homenagem a antigos JRPGs), mas apresenta ideias inovadoras, uma história responsiva as ações do jogador (em boa parte) e personagens profundos o suficiente pra serem memoráveis.

Reviewed on Jul 24, 2023


Comments