eu me sentiria injusto comigo mesmo avaliando esse jogo por completo com base numa primeira playthrough sem me aprofundar no que eu sinto pensando nisso. Uma coisa que esse jogo me ensinou, ou, ao menos, reforçou um pensamento meu -- é que não existe objetividade na arte, e, por mais industrializado e moderno que seja, game design não escapa dessa regra.

e apesar de não me sentir preparado pra falar esse tipo de coisa, o que eu desejo muito do fundo do meu coração é mandar a Team Ninja e a Koei tomarem no CU por terem portado os Sigmas pra plataformas recentes mas terem prendido os originais (1/Black, 2) em consoles de gerações passadas

Apesar de que boa parte do que eu jogo precise disso, eu detesto configurar emuladores, procurar fix de erros e patches pra consertar o jogo quando preciso, ver as melhores settings pro meu PC rodar tal jogo e tudo mais -- é realmente desgastante.

Eu literalmente tive que dropar Ninja Gaiden Black por causa disso, não consigo terminar essa merda por conta de um crash perto da reta final do jogo e acabei tendo que zerar NG2 primeiro. Preservação dos videogames é uma pauta importante a ser debatida mas acredito que a comunidade gamer não tenha maturidade o suficiente pra gastar tempo discernindo esse tipo de coisa -- ao invés disso, muita gente acaba se magoando por ter seu console favorito portando coisas pra Steam.

Fiquei praticamente uma tarde inteira tentando resolver um crash que ocorreu no capitulo 12 de NG2 e apesar de ter conseguido (graças ao wolvez tmj luquinhas), eu não me sinto satisfeito e muito menos feliz por ter que abrir o Xenia Canary toda vez que eu quiser jogar essa obra-prima. A Koei Tecmo ter tentado "substituir" os Ninja Gaiden modernos originais com as versões sigma vai muito além de uma mera atualização nesses jogos -- vai completamente contra tudo o que eles tentaram expressar em suas composições.

Reviewed on Nov 28, 2022


1 Comment


1 year ago

te amo amigo