Sensacional, como todo jogo da Supergiant!

Pyre, diferindo dos títulos anteriores da Supergiant, abandona o estilo de ação quase constante para focar mais no storytelling. Porém, mesmo que o jogo seja 75% Visual Novel, ele consegue ser tão dinâmico quanto seus antecessores durante sua progressão de história - tendo um ritmo que começa lento, para te apresentar bem aos diferentes aspectos do seu mundo único, e depois começando a acelerar freneticamente de forma que você não quer parar de jogar pra ver como tudo desenrola.

Os outros 25% do jogo cobrem o que seria sua parte de ação, que são partidas de um jogo estratégico que funciona como um "Capture a Bandeira" invertido: Pegue o Orb (bandeira) e leve até o Pyre (ponto de captura) inimigo para diminuir a vida do time adversário e repita o processo até ganhar a partida. Cada personagem possui habilidades e status únicos que podem ser usados de várias maneiras para elaborar estratégias durante essas partidas - e o jogo te pressiona a variar a formação do time, assim como aprender a jogar com todos os personagens.
Toda a história do jogo se baseia em volta dessas partidas e, dependendo de quais/quantas você ganhar ou perder, ela pode ir mudando (e, acredite, essas partidas vão ficando beeem difíceis, a um ponto que você realmente fica tenso com elas da metade do jogo pra frente)

Indispensável dizer, claro, da absurda criatividade, qualidade e riqueza dos diversos aspectos do jogo - Arte, história, músicas, ambientação, construção de mundo e personagens, etc - como é costume da Supergiant.

Se você gosta de jogos focados em história, especialmente de fantasias com construção de mundo original, Pyre é, de longe, um prato cheio. Apenas fique atento a dificuldade do jogo, pois, mesmo no modo normal, as coisas começam a apertar bastante perto do final - o que pode se tornar uma adrenalina emocionante pra uns, mas também uma experiência estressante para outros.

Reviewed on Dec 10, 2023


5 Comments


5 months ago

"mesmo no modo normal, as coisas começam a apertar bastante perto do final"

Até parece um jogo da Supergiant. :v

5 months ago

@CDX Opora, pior q essa frase escapou total da vibe que eu tinha planejado hsuhsauhsausahsa.
Mas real, se o Pyre só tivesse a dificuldade, acho q ele seria bem mais tranquilo. Essa parada de vc poder ferrar com a sua história caso vc perca certas partidas vão transformando o negócio num Ansiedade Simulator desgraçado =P

5 months ago

ANSIEDADE SIMULATOR HAHAHAHAHA

Mas pelo que tu escreveu, parece até um incentivo bacana. Numa vibe meio roguelike, talvez? Tipo, ninguém vai conseguir zerar invicto de primeira, então ninguém vai pegar o melhor final de primeira. Isso aí parece que é um incentivo pros jogadores gitgudarem.

5 months ago

@CDX Sim, isso incentiva bastante a rejogar. Tipo, se vc tiver cuidado vc consegue mandar a boa de primeira, mas dependendo do desenrolar das coisas vc vai ver altas interações e infos diferentes (o que é bem dahora, sabendo a profundidade que o mundo e os personagens tem).
A maior parte dessas mudanças na história não são radicais - não a ponto de mudar o rumo dela - mas a vitória/derrota nas partidas principais pesa bastante no final. E se vc n treinar estratégias que te deixem mais confiante na arena, os bots vão lavar o chão com a sua cara e vc vai ter q jogar dnv msm hsuhsausahsa

5 months ago

GIT GUD OR GIT OUTE