Confesso que não estava esperando muito desse jogo. O que eu, a primeira vista, erroneamente acreditei ser apenas um joguinho infantil bonitinho acabou me prendendo, ganhou meu coração e me deixou querendo mais.
Tinykin é um jogo que repensa o conceito da franquia Pikmin, adaptando-a a um mundo 3D aberto, rico no fator exploração e misturando-a a elementos do gênero Collect-a-Thon. Neste jogo controlamos Milo e o ajudamos em sua busca para retornar ao seu planeta depois de um acidente que o deixou preso na Terra, e, para isso, será necessário a ajuda de pequenas criaturinhas muito úteis chamadas de Tinykins.
O cenário do jogo é uma casa... porém um detalhe bem importante que esqueci de mencionar acerca de Milo é que ele tem o tamanho de um inseto, logo, todos os cômodos são gigantescos e repletos de coisas para se fazer. Todos os mapas possuem visuais belíssimos, são muito bem construídos, com designs bem planejados e são muito divertidos de se explorar. O jogo e todos os seus aspectos foram muito bem pensados, de forma a deixa-lo o mais confortável de se jogar possível - Milo, por exemplo, possui uma prancha de sabão que o permite se deslocar rapidamente pelos cenários titânicos de cada fase, e o jogo possui inúmeros atalhos desbloqueáveis que permitem um acesso mais rápido as diferentes áreas já exploradas dos mapas.
Os objetivos do jogo, fora o principal, variam a cada mapa, e cada mapa possui também várias missões secundárias espalhadas, assim sendo, exploração é um dos elementos principais desse jogo. Para ajudar a explorar e a cumprir missões, Milo utiliza os Tinykins espalhados pelas fases, que são separados em 5 espécies diferentes e servem a diferentes propósitos.
Indispensável falar da riqueza em referencias que esse jogo possui, principalmente nos nomes e diálogos dos diferentes insetos adoráveis que conhecemos pelo caminho.
Tinykin é um jogo incrível e muito bom para passar o tempo, sua história, infelizmente, finaliza deixando muitas perguntas no ar, no entanto há quem acredita que isso possa conectar a uma futura DLC voltada a história - o que eu, particularmente, desejo muito que venha a se tornar verdade.

Reviewed on Sep 16, 2022


Comments