analise em video no canal :

https://youtu.be/d5r9nyVOrMo


Hoje vamos falar do recém-lançado Super Mario Bros. Wonder, um gamezinho que, infelizmente para a Nintendo e felizmente para alguns, vazou e está sendo jogado pela rapaziada há um bom tempo. E, galera, é o Super Mario, né? Como todo jogo da Nintendo, assim como Pokémon, entre outros exemplos, não precisa fazer muito para agradar seu público. Porém, nesse game em questão, tivemos algumas novidades que achei muito intrigantes e que vamos discutir um pouco na análise de hoje.

Apesar de não ser um grande entusiasta da Nintendo, isso se deve não porque os jogos são ruins ou algo do tipo - o que de fato não são, e mesmo se essa fosse minha opinião, existem certas coisas na vida que são maiores que nossas opiniões. E eu acredito que a Nintendo e até mesmo o Super Mario são uma dessas coisas. Joguei muitos Super Marios na minha vida. Na minha lista, temos Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, Super Mario World, Super Mario 64, Super Mario 3D Land, New Super Mario Bros. U, Bowser's Fury e agora o Wonder. Obviamente, seguindo a lista completa de jogos, eu não joguei todos. E na grande maioria dessas vezes, foi porque o tempo passou ou porque eu não tive o console.

Aqui em Wonder, já começamos a notar certas similaridades com os jogos anteriores. Como dito anteriormente, a Nintendo faz o feijão com arroz dela e não mexe muito no time que está ganhando. Porém, aqui temos certas novidades que são deveras interessantes, como os cenários extremamente coloridos e vibrantes. Temos uma gameplay que, apesar de ser muito similar na sua base, comparado com o Bros. U, por exemplo, traz certas diferenças, principalmente quando falamos de fluidez na gameplay. Notamos que não somente nossos personagens têm variações de animações e movimentos fluidos, mas também todo o nosso cenário à volta e também falando dos inimigos.

Uma coisa muito interessante sobre essa questão da fluidez, cenários, etc., que estamos falando, é a mecânica chamada Wonder Flower. É uma mecânica que, quando você coleta essas sementes de flor, todo o cenário muda e a gameplay tem uma mudança brusca e extremamente diferente do cenário em que você está jogando no momento.

Outro ponto que chamou muito a minha atenção na gameplay foi o fato de você poder jogar tanto solo quanto com até 4 pessoas. Torna-se aí uma baita opção para jogar em família ou até mesmo em dupla com sua esposa, namorada, irmão, etc. Uma coisa legal nessa questão do multiplayer é a quantidade de personagens jogáveis que você pode escolher, o que é muito legal, e é possível alterar quando quiser.

Aproveitando o gancho do multiplayer, joguei com minha mulher o multiplayer do game e senti aqui o nosso primeiro ponto negativo do game, que é o fator Wonder Flower. Como dito anteriormente, o Wonder Flower é uma mecânica de game onde, quando você pega uma semente, um evento aleatório muito louco vai acontecer na fase, mudando drasticamente todo o cenário, gameplay, etc. Só que essas mudanças, principalmente se você estiver jogando em grupo ou em dupla, podem se tornar muito confusas e até mesmo aleatórias demais em alguns momentos. Isso principalmente falando dessa mecânica, porém acontece também em fases normais, principalmente em fases onde você tem que correr contra o tempo ou até mesmo uma fase de corrida propiamente dita mesmo, porque aí seu parceiro ou grupo fica para trás e basicamente são engolidos pelo cenário.

Antes de ter vazado o game, eu estava justamente jogando o New Super Mario Bros. U para refrescar um pouco minha mente para o novo jogo, e quando peguei o Wonder, apesar das grandes novidades visuais e algumas mecânicas ou outras de gameplay, achei eles muito similares mesmo. Não que isso seja mais ou menos um ponto negativo, mas para quem jogou antes do Wonder, vai notar que pouca coisa muda, se a gente não falar da parte visual.

Outro ponto que notei e que também posso colocar como ponto negativo é a questão da dificuldade. Apesar do game parecer relativamente longo, senti que ele não oferece muitos desafios de maneira legítima. Apesar de sim, você morrer em diversos momentos, fica muito na tentativa e erro mesmo. O jogo não te penaliza tanto pelos seus erros também.

Um ponto que chama muito sua atenção é o fato do game estar totalmente localizado para o nosso país. E quando falo de localização total, inclui a dublagem também. Temos diversas florzinhas espalhadas pelas fases e essas flores simplesmente falam em PT-BR. E isso vindo da Nintendo, principalmente falando da gente aqui do Brasil, é um puta avanço. Apesar de eu sentir que essa dublagem fica bem chatinha depois de um tempo e se limita principalmente às florzinhas que ficam pelo mapa. E sobre a parte da trilha sonora geral do game, eu não preciso nem falar que está magnífica, né? Até porque pare de áudio Super Mario nunca teve problemas.

Super Mario Bros. Wonder certamente é um dos games mais divertidos do ano. É possível também notar nele diversas mudanças incríveis, principalmente falando da parte visual, fluidez do game e expressões do game. Eu não mencionei muito bem isso, mas os personagens, vilões, etc., estão muito mais expressivos no game, então é muito legal ver essa evolução em personagens tão queridos por nós. E também temos dezenas de power-ups ou addons que você pode colocar antes de iniciar as partidas, que ficaram muito legais no game e certamente serão muito bem explorados no futuro da franquia Mario.

Pontos Positivos:

- O jogo tem um estilo visual lindo, com personagens que se movem com fluidez e muita expressão.
- O jogo tem um modo multiplayer muito divertido para amigos e família.

Pontos Negativos:

- Dublagem um pouco chata e repetitiva.
- Jogo pode ser confuso em algumas mecânicas.

Versão usada para análise: Switch Pro.

Reviewed on Oct 20, 2023


Comments