Recentemente joguei o jogo Wanted: Dead, um game que estava na minha lista de desejos há tempos e sempre me chamou a atenção pelo seu visual, e também pela sua capa, que é bem atraente. Esse game em questão é um jogo de ação que mistura tiroteio e combate corpo a corpo em um cenário cyberpunk. O jogo é desenvolvido pela Soleil Ltd., a mesma empresa que fez Ninja Gaiden e Dead or Alive, então temos aí um histórico bem legal para o game. O jogo segue uma semana na vida da Zombie Unit, uma unidade policial de elite de Hong Kong que está em uma missão para desvendar uma grande conspiração corporativa.

De maneira geral, Wanted: Dead até que é um game mais ou menos divertido. O jogo tem um estilo visual meio cyberpunk e puxa vários elementos dos anos 90... porém, eu acredito que é somente nisso mesmo; esse jogo, de maneira geral, é horrível e frustrante. A jogabilidade está completamente travada e desbalanceada.

O jogo oferece duas formas de combate: tiroteio e corpo a corpo. O tiroteio é baseado em cobertura, e permite ao jogador usar diferentes tipos de armas, como pistolas, escopetas, rifles, e lançadores de granada. O corpo a corpo é baseado em combos, e permite ao jogador usar diferentes tipos de golpes, como socos, chutes, arremessos, e finalizações. Você pode alternar entre os dois modos de combate a qualquer momento, e usar o ambiente a seu favor, como explodir barris, derrubar andaimes, e atirar em objetos.

No início, essa jogabilidade até parece ter uma certa fluidez e é divertido em certos pontos, porém como dito anteriormente, isso fica somente na nossa ilusão. Mesmo eu, particularmentejogando o game e zerando, eu não gostei nem um pouco da jogabilidade, pois achei ela completamente travada e totalmente frustrante e lixosa. Existem dezenas de problemas em Wanted: Dead na sua jogabilidade, mas o que mais me deixou frustrado foi em relação à precisão das armas, a dificuldade em realizar combos e finalizações que simplesmente parece que o jogo não tem física, parece que você está batendo em um boneco de madeira, sem falar claro das dezenas de bugs e glitches que o jogo possui como inimigos burros, inimigos presos em paredes, inimigos se matando com granadas, animações falhas e entre outros milhares de bugs que estão presentes no game.

Essa questão dos inimigos burros é uma faca de dois gumes, afinal, ao mesmo tempo que em certos momentos as coisas parecem ridiculamente fáceis devido a eles serem burros, existem certos momentos que os bichos vão te pegar, porém apesar da minha experiência ter sido algo digamos "negativa", esse jogo está na minha lista de desejos porque foi recomendado por pessoas que genuinamente gostaram desse game, então ele ser bom ou ruim, isso tudo depende da sua preferência ou tolerância a esse tipo de jogo.

Os gráficos de são outro aspecto que dividiu minha opinião. O jogo usa a Unreal Engine 4, e tenta criar uma atmosfera cyberpunk. O jogo também tem um estilo retrô, com uma paleta de cores vibrantes e uma estética inspirada nos anos 90. De uma certa maneira, como eu disse para vocês, ele me chamou muita atenção antes de seu lançamento, antes de eu de fato jogar, isso porque de certa maneira ele tem um certo charme e tem sim sua própria personalidade, o que é muito legal e certamente é um ponto muito positivo ao game com seu visual único e bem criativo.

Porém, pulando essa parte de estética visual e partindo para a parte técnica, aí sim que o negócio fica triste, a começar pelos gráficos em si e também pelo desempenho dele. Os gráficos do game, apesar de terem uma estética legal por trás, são muito datados e mal feitos em vários sentidos como texturas borradas, modelos de personagens tirando os principais da história, são todos mal feitos, iluminação estranha, e etc.

Portanto, os gráficos de Wanted: Dead são um ponto forte e fraco ao mesmo tempo, dependendo da sua preferência e expectativa. Se você gosta de jogos cyberpunk com um estilo retrô e um charme próprio, talvez você aprecie os gráficos. Se você prefere jogos cyberpunk com um estilo mais realista e um polimento maior, talvez você se decepcione com os gráficos.

Wanted: Dead é um jogo que tentou inovar ao combinar dois gêneros consagrados: hack n’ slash e tiro em terceira pessoa. No entanto, o resultado final foi decepcionante, pois o jogo apresentou vários problemas de jogabilidade, como movimentos duros, câmera confusa, inimigos duros e gráficos inferiores ao prometido. Além disso, a história e os personagens não conseguiram nem um pouco mexer comigo, tornando a minha experiência repetitiva e frustrante. O jogo certamente não é recomendado por mim.

Pontos Positivos:
- Conceito do game legal.

Pontos Negativos:
- Toda a jogabilidade é terrível.
- História Fraquíssima.
- Repetitivo e MEGA enjoativo.

Versão utilizada para análise: XBOX SS.

Reviewed on Nov 07, 2023


Comments