Super Mario Bros. Wonder é uma evolução necessária em relação à série New Super Mario Bros., que ficou meio cansada ainda no segundo jogo e parecia somente uma cópia desbotada de si mesmo. Em diferentes momentos, o Mario Wonder reitera elementos de toda a história de Mario, mas sem parecer uma reciclagem barata dos jogos antigos.

As novas mecânicas introduzidas trazem bastante variedade; o gameplay é refinadíssimo e praticamente perfeito; a florzinha de LSD é foda e subverte as mecânicas de cada fase; tem muitos inimigos novos e os inimigos clássicos têm MUITO mais carisma do que antes. A carinha do Goomba é impagável.

Esse jogo é um espetáculo de design de arte e animação: tudo muito colorido e fluido. Cada frame de movimento dos personagens é uma obra de arte.

Ele começa muito bom, com carisma e personalidade, porém meio tímido nesses aspectos, e vai ficando excelente à medida que progride, demonstrando mais personalidade ainda e se distanciando da série NSMB.


Achei maior parte do jogo fácil demais, e só começa a ficar mais desafiador nos últimos mundos. Porém, entendo que é destinado a um público muito amplo, incluindo muita gente inexperiente.

Achei a música em maior parte muito boa, porém não excepcional, com alguns destaques, e a trilha também parece que melhora à medida que o jogo avança. Penso que a OST poderia ser ainda melhor, principalmente considerando as pedradas que são as trilhas de Donkey Kong Tropical Freeze e jogos do Kirby, por exemplo.

Com exceção do boss final, que é excelente, todas as lutas contra os chefes são anticlimáticas e insossas, e não fazem jus ao jogo, que exala charme e criatividade. A Nintendo perdeu uma boa oportunidade de se inspirar em outros platformers da própria casa pra fazer boas boss fights.

Apesar das criticas, considero o melhor Mario 2D desde Super Mario World. É um jogo foda. Talvez o melhor Mario 2D de todos? Talvez.

Reviewed on Jan 31, 2024


Comments