É de se notar o talento que a Rockstar tem para sandboxes, sempre fazendo mundos abertos vívidos e cheios, com horas de conteúdo, o que nos genuinamente nos faz gostar de perambular pelo seu mapa sem se preocupar com missões, apenas com o conteúdo "bruto", e isso por si só é a maior qualidade de jogo com mundo aberto.

Mas eu tenho certeza que as pessoas não notam que esse jogo merece mais do que tem. Considero Bully o Magnum Opus da Rockstar, ao lado de Red Dead Redemption II.

Quando se trata de Mundo Aberto, Bully estava a frente do seu tempo. A quantidade de detalhe posto nele, seja para fins de worldbuilding ou cômico, é surreal. Seja detalhes, por exemplo, de sangue nas ventilações, que leva ao fato do faxineiro da escola ser um serial killer, ou coisas como o circo dos horrores. E isso me leva ao worldbuilding do jogo, que é muito bom, ele realmente tenta adicionar histórias de forma subjetiva e por detalhes, creio eu que seja o melhor jogo da Rockstar nesses aspectos. O mapa também consegue ser bastante perturbador à noite, a sensação de solidão que ele dá realmente funciona e te faz querer ir dormir, uma imersão bem feita, pelo menos nessa parte.

A gameplay é funcional, o game design também não apresenta nada que se valha a pena comentar, são funcionais e cumprem seu papel e forma regular, o que tornaria o jogo bastante entendiante... Se não fosse pelas missões bem feitas e tão combinantes com a ambientação do jogo. Elas são únicas e realmente fazem o jogo bem mais divertido, mesmo que a história dele seja padrão rockstar, ou seja, nada de especial e nível filme do Jason Stathan de ação.

Outra coisa que me incomoda, além de seu roteiro, é a falta de atuação competente, junto com as animações travadas, isso torna os personagens difíceis de se apegar e se relacionar, um problema que Life is Strange e A Plague Tale também sofrem. A Atuação do cast de Bully é em sua maioria estranha e forçada, salvando-se pelo carisma natural de Jimmy e Gary.

A falta de imersão em certos momentos... é estranha também. Principalmente mais para o final do jogo, mais coisas absurdas acontecem sem nenhum tipo de explicação (Edgar conseguiu ácido? Russel consegue destruir barreiras inteiras?).

Mas o jogo é bom, ele é o que a Rockstar mais chegou perto da perfeição quando se trata de mundo aberto, e é melhor que qualquer GTA nesses aspectos, um clássico atemporal.

Reviewed on Mar 23, 2021


Comments