Bio
Sou um merda que joga joguinhos. Curto bastante RPG, Indie e Metroidvania, mas sou aberto a todos os gêneros (não gosto muito de Musou tho)
Personal Ratings
1★
5★

Badges


Trend Setter

Gained 50+ followers

GOTY '22

Participated in the 2022 Game of the Year Event

Liked

Gained 10+ total review likes

Popular

Gained 15+ followers

3 Years of Service

Being part of the Backloggd community for 3 years

Best Friends

Become mutual friends with at least 3 others

GOTY '21

Participated in the 2021 Game of the Year Event

Elite Gamer

Played 500+ games

Noticed

Gained 3+ followers

Gamer

Played 250+ games

Full-Time

Journaled games once a day for a month straight

On Schedule

Journaled games once a day for a week straight

N00b

Played 100+ games

Favorite Games

White Album 2: Closing Chapter
White Album 2: Closing Chapter
Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked
Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked
Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga 2
Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga 2
The Legend of Zelda: Twilight Princess
The Legend of Zelda: Twilight Princess
Shin Megami Tensei: Nocturne
Shin Megami Tensei: Nocturne

537

Total Games Played

000

Played in 2024

001

Games Backloggd


Recently Played See More

Anonymous;Code
Anonymous;Code

Sep 12

Muv-Luv Alternative Total Eclipse Remastered
Muv-Luv Alternative Total Eclipse Remastered

Sep 01

Marvel's Spider-Man: Miles Morales
Marvel's Spider-Man: Miles Morales

Jun 04

Marvel's Spider-Man Remastered
Marvel's Spider-Man Remastered

May 31

Pokémon Omega Ruby
Pokémon Omega Ruby

May 23

Recently Reviewed See More

Droppado. Não eh ruim mas não me interessei por quase nada. Uma pena, algum dia devo revisitar

Quando penso no quão única a mídia de jogos pode ser, penso em Devil Survivor.

Eu literalmente gosto de tudo nesse jogo. Claro, existem coisas que poderiam ser melhoradas e mais dinâmicas, mas mesmo essas coisas não são ruins. Pelo contrário, eu diria, pois até esses pequenos aspectos me encheram de alegria enquanto jogava.

Devil Survivor: Overclocked é um RPG tático (TRPG) lançado para o Nintendo 3DS, sendo um relançamento do Devil Survivor original de Nintendo DS. Em DeSu1, seguimos um protagonista silencioso de cabelos azuis acompanhado de seus dois melhores amigo; Atsuro Kihara, um jovem hacker intuitivo e bastante sagaz, e Yuzu Tanikawa, uma colegial um tanto quanto medrosa e ansiosa. Esses três foram convidados para um encontro entre amigos pelo primo do protagonista, Naoya, que acaba não aparecendo, mas entrega dispositivos estranhos chamados de COMPs ao trio principal. Um pouco depois, um lockdown é iniciado no lugar onde eles haviam sido chamados, o Yamanote Circle, fazendo-os ficarem presos lá. Com a descoberta que esses aparatos misteriosos chamados COMPs tem o poder de invocar demonios, a história começa.

A premissa narrativa é básica, mas a situação em si e como ela se desenvolve é brilhantemente executada. A franquia Shin Megami Tensei é conhecida por brincar com reflexões sociais e temas pessoais, e em DeSu eles acertam mais uma vez. A extrema situação que o trio de protagonistas (e também o resto dos personagens trancados ali) faz com que o jogo lhe ofereça problemas diferentes com soluções diferentes, muitas vezes havendo mais de uma. Isso me faz retornar para o que eu disse no início desse texto de recomendação, sobre o única a mídia é, provado pela forma que Devil Survivor insere o jogador nos paradigmas causados nesse lockdown. Diversos personagens tomam atitudes diferentes e têm visões diferentes sobre a situação, e cabe ao jogador decidir como reagir quanto a isso. Devil Survivor conta com um sistema de tempo, onde cada ação tomada pelo protagonista toma cerca de 30 minutos do tempo de um dia. Isso dá ao player a liberdade de decidir quais assuntos são importantes de devem receber atenção, e quais não. Não só isso, mas a vida de personagens, a posição deles e seus conflitos pessoais dependem do player para serem salvos, tomados e realizados. Você, como jogador, tem impacto direto em todos os personagens e suas trajetórias, trazendo não apenas um fator replay absurdo como também muita imersão.

Além desse sistema que torna o jogo muito interessante por si só, há também a ótima execução dos alinhamentos. Se eu reclamo de Shin Megami Tensei IV por deixar os alinhamentos (Sendo eles Ordem, Neutro e Caos, para os desacostumados com a franquia) simplórios e barbáricos demais, aqui acontece o oposto. Mesmo o alinhamento Ordeiro, conhecido por ser pouco desenvolvido nos jogos, se torna muito interessante aqui, trazendo reflexões sobre a natureza do rancor, dos humanos e da redenção. Todos os finais possuem linhas de pensamento relativamente sensatas e coesas.

Meu último elogio para a história (que poderiam ser muito mais, porém quero evitar spoilers) é o quão espertas são as referências mitológicas aqui. Megami Tensei tende a acertar em questão de simbolismo, seja religioso ou lendário, mas as metáforas de Overclocked me pegaram de surpresa. O twist no fim do dia 6 realmente adicionou muito para a história.

Mas claro, Megaten não se faz pela história. Como é a gameplay?

Fantástica. Eu não sou acostumado com TRPGs, mas esse jogo foi divertido do início ao fim. Ele realmente te faz pensar em como derrotar os inimigos mais poderosos, requirindo muita estratégia e cuidado. As lutas contra os Bels são testes maravilhosos da sagacidade do player, e nunca são frustrantes. Devil Survivor é difícil mas não injusto, com preparo e pensamento, se derruba qualquer adversário. Coisas como cercar meu protagonista na luta contra Beldr para poder cura-lo, ou usar a habilidade flight nos demonios para enfrentar Belberith são truques de designs muito gostosos de se aprender. O jogo também se certifica de deixar o jogador em posição de sempre pensar no seu próximo movimento, afinal, a mecânica de roubar as habilidades dos inimigos existe justamente para que não tenha forma do player se aproveitar de grind, e a falta de itens solidifica isso. Todas essas decisões muito felizes se tratando da experiência que ele quer passar.

E cara... A OST É MAGNÍFICA!

Me surpreendi de ser um dos primeiros trabalhos do Takami Asano, o cara nasceu para isso! A trilha sonora de Devil Survivor utiliza principalmente de guitarras, com músicas como Battle Beat tendo até quatro, todas em timbres diferentes. A sensação que essas músicas passam é surreal. O tom ameaçador e apressado das músicas te faz vibar ao mesmo tempo que lhe deixa ansioso. Quando tocou Deep Night pela primeira vez foi um dos melhores momentos "Oh, shit!" que já tive com um jogo. As melodias brincam entre si, dando um sentimento de sujeira quando querem, o que combina com a degradação psicológica das pessoas durante os eventos do jogo.

Concluindo, esse jogo é fenomenal em todos os aspectos, e olha que me abstive de falar de como o jogo executa seus conceitos e dos seus personagens devido a spoilers. Isso é um texto de recomendação, afinal de contas, e minha recomendação é: jogue esse jogo!

Algum dia farei uma review, de verdade, sobre essa VN.

Mas digo que não esperava esse estilo do Nasu. Surpreendente.