Dead Rising, famoso jogo de 2006 que podia exibir simultaneamente 800 zumbis na tela, mas é muito mais que um tech demo do Xbox 360, esse jogo revolucionou, não só a quantidade monstruosa de zumbis na tela, mas também com imensa liberdade que o jogo te dá. Está a fim de seguir as missões principais, resolver os casos (missões) e descobrir o mistério do apocalipse, vai lá, quer vestir roupa de criança e sair matando zumbis com uma serra elétrica? Vai na fé. Mesmo falhando na missão principal, você não é obrigado a voltar no save, pode só continuar jogando, e seguir fazendo as várias atividades que pode fazer no shopping. Até porque o prazo que é dado pra você fazer as atividades são 72h, nessas 72h você pode só fazer nada e esperar no heliporto até o resgate chegar.

Os psicopatas (os chefes do jogo) são extremamente carismáticos, pessoas que enlouqueceram com apocalipse, ou que já eram perturbadas, e só esperaram a situação ficar feia para extravasar, são em sua maioria inimigos difíceis, que muito dificilmente você vai conseguir matar eles na primeira playthrough e que graças a mecânica do jogo de zerar e começar novamente com o mesmo nível, gera um ótimo fator replay, onde pra conseguir fazer tudo no jogo, você precisa de no mínimo 3 playthrough, mas não é algo doloroso, é divertido, porque sempre tem coisa nova pra fazer.

Posso ficar para sempre citando as inovações e qualidades do jogo, como o fator da durabilidade das armas, que te obrigam a ser extremamente flexível, já que tudo que você vê pode ser usado como arma, desde um jogo de pratos, e um urso de pelúcia até uma espada lazer. A questão do tempo é algo extremamente bem utilizado, onde sempre gera uma tensão, já que se você quiser fazer por exemplo, 3 casos, é necessária uma precisão enorme pra conseguir fazer tudo dentro do tempo, são 72h, porém cada caso tem um tempo diferente, exemplo caso x fica disponível das 6:00 até as 8:00, e caso y das 7:00 as 8:00. A mecânica de save do jogo gera momentos de tensão enorme, já que você só pode salvar o jogo em banheiros, e existem apenas alguns no shopping, e todos ficam bem distantes um dos outros, então NÃO TENTE JOGAR SEM SALVAR, porque toda vez que você morre, não tem checkpoint, você tem que voltar ate o seu save anterior, então sempre em casos mais difíceis ou psicopatas, você fica com medo de morrer, é desesperador, porém muito satisfatório.

Agora uma questão complicada, os sobreviventes, são pessoas que você pode salvar no shopping, ficam espalhadas, em diferentes horários, são totalmente opcionais, mas são uma mecânica principal, o objetivo é escoltar eles até a Safe House, e dependendo da localização, pode ser bem distante dos sobreviventes, mas até ai nenhum problema, a questão é que a IA deles é TERRIVEL, você tem que estar constantemente chamando eles, esbarram em qualquer parede ou zumbi, morrem facilmente, tentar escoltar mais de 3 sobreviventes, é certeza que você vai se deparar com todos eles correndo em direção a parede, ou indo pro caminho com mais zumbis possíveis, parece que é ate proposital, por mais que eu adore isso, já que sempre gera momentos desesperadores e hilários (parte do charme do jogo) é uma falha enorme, já que muitas vezes pode acabar falhando algum caso, e frustrado você tendo que voltar no save. Esse é Dead Rising, um dos jogos mais divertidos que eu já joguei, é fácil passar horas jogando, recomendo para todos, ate pra quem não gosta de jogos de zumbis, em sua grande parte, atemporal.

Reviewed on Jun 25, 2022


Comments