Sekiro, também conhecido como mais uma obra impossível feita pela From, foi lançado em 2019 e muito apreciado, tanto que até mesmo recebeu o GOTY.

Pessoalmente, eu curti bastante o jogo. A ambientação japonesa, efeitos sonoros e gameplay estão espetaculares. O ponto mais positivo disso tudo é de fato a gameplay, que possui um dos melhores, e se não, o melhor combate da geração. Sério, o quão fantástico esse combate é, fica até difícil por em palavras a complexidade e variedade do que fazer com ele. Apesar de que tudo leva a mecânica mais importante do jogo, o parry.

Parry é a mecânica mais importante desse jogo. Existem certos bosses que a única maneira de facilitar sua luta (sem transformar ela numa eternidade) é com parry. Por sinal, o combate de Sekiro no geral recompensa muito a habilidade do jogador, tomando decisões agressivas, rápidas e úteis. Qualquer movimento desnecessário vai ser punitivo, bem clássico dos jogos da From.

A estética japonesa é impressionante. Fiquei maravilhado pelos diversos cenários e paisagens que Sekiro tem a apresentar (principalmente Fountainhead Palace e Senpou Temple, Mt. Kongo). A dublagem japonesa está ótima, dando uma imersão maior ainda ao jogo.

Outro fator a se comentar são as boss fights. O jogo mantém uma alta qualidade nelas, apesar de ter certas lutas que sinto que vão contra ao que o jogo tem incentivado (a Boss fight do Guardian Ape é literalmente o oposto do que o jogo nos incentivou até o momento). Mas claro, isso não significa que é ruim, só vai contra ao que o jogo quer (ao menos é o que acho).

A trilha sonora é muito boa, realmente combina com a estética do jogo. Apesar de muitos não acharem memoráveis quanto as de dark souls ( o que eu relativamente concordo) é inegável dizer que combinam com a ambientação do jogo.

Agora vamos pro aspecto que sempre me pega em review de jogo da From... otimização. Sério, que otimização tenebrosa. Sofri de muitas quedas de FPS na Ashina Castle, principalmente quando (SPOILERS) os Shinobis invadem o Castelo. Fico bem triste com isso. Mas fora isso, não vejo pontos negativos no jogo.


Agora falando mais sobre uma opinião pessoal, eu realmente não senti a ''mágica'' que sinto com dark souls nesse jogo. Por algum motivo, Sekiro não tem o mesmo charme que Dark Souls consegue transmitir. Mas isso é algo mais pessoal meu do que um fato.

No geral, é um excelente jogo e teve o merecido GOTY em 2019. Vale a pena comprá-lo apenas em promoção (jogo caro da porra mesmo após dois anos).

Reviewed on Aug 11, 2021


Comments