Resident Evil 4 (2005) foi um ponto de virada na franquia e na minha vida pessoal. Enquanto a trilogia original, bem como RE Code Veronica, RE Rebirth e Resident Evil 0, tornavam Resident Evil a minha franquia favorita até aquele momento, com a chegada de Resident Evil 4 tudo mudou.

Nunca tive apreço pelo jogo, por mais que tentasse, RE4 simplesmente não me permitia conectar. Enquanto isso, o sucesso e o barulho que o jogo causava ecoavam na mídia e no público. Por fim só aceitei que jamais iria gostar do jogo.

Até botar as mãos no remake...

Lançado em março de 2023, posso dizer que estava realmente cético com esse relançamento. Apesar de não ter apego ao original, um remake de Resident Evil 4 me parecia apenas desnecessário. Porém estava completamente enganado. Este remake se tornou facilmente um dos meus jogos favoritos da 9° geração, como me permitiu entender o amor das pessoas pelo original.

Resident Evil 4 Remake, não só é uma ótima releitura do jogo original, como uma entrada na franquia Resident Evil e agora uma sequência excelente a Resident Evil 2. O tom levemente mais sério, mas que não abre mão de suas piadas, bem como a atmosfera assustadora e o combate extremamente fluido, tornam RE4 Remake uma experiência única. A voz dos personagens é mais interessante, Leon, Ashley e Luis compõem um grupo de personagens carismáticos e que nos fazem torcer por suas narrativas pessoais. Os vilões são todos emblemáticos e cada luta é épica, tanto em proporção quanto estilo. Todo universo de RE4 é ao mesmo tempo assustador e estranhamente reconfortante, uma vez que não queremos abrir mão daquele mundo.

Eu não poderia estar mais satisfeito com esse jogo que entrou de vez na minha vida, cobrindo anos de ausência e podendo mais uma vez ocupar o lugar de franquia favorita.

Reviewed on Jul 28, 2023


Comments