Como você se sentiria tendo seu destino traçado por alguém que nunca conheceu? Ser visto para alguns como um sucessor desse alguém e para outros nem chegar a ser uma sombra. Essa é a estória de Francis Vendetti, um jovem que tem de carregar o fardo de suceder o legado de seu tio, o maior músico de Folk Rock da geração anterior.
Francis foi criado desde cedo para continuar e honrar o Folk de seu tio, contudo, para si tudo foi mais difícil, era como se existisse outro alguém dentro dele e poderia se libertar a qualquer momento e foi exatamente o que aconteceu.
The Artful Escape trabalha já no velho conceito de descobrimento e sua jornada para tal coisa porém, nessa obra passamos de um músico sem ambições devido seu fardo para alguém que arriscaria tudo para ter sua verdadeira liberdade. O game possui uma trilha sonora perfeita composta por músicas originais (disponíveis no Spotify) feitas com carinho para cada cenário do jogo, cenários lindos e psicadélicos além de uma vivência ao fundo, sendo um jogo de plataforma ele certamente teria bosses e aqui é onde o jogo brilha com sua criatividade simples e minimalista, o jogo possui um "combate" igual ao jogo Jenga ou seja, você tem de acertar as cores postas e criar uma Jam com o "inimigo" o que acarreta em músicas épicas com diversos efeitos rolando na tela sem uma poluição visual.
O jogo também possui a mecânica de usar sua guitarra enquanto caminha nos cenários o que deixa o mundo ainda mais vivo e as músicas do cenário ainda melhores pois você cria explosões, sons e um solo de guitarra incrível para os cenários que se tornam grandes palcos de rock.
(In)felizmente o jogo é apenas isso, zerei ele em praticamente 3h15min de tão curto apesar de ser uma experiência bem gratificante, possui uma estória simplista que ainda consegue agradar e ser curtida devido seu lado técnico ser muito bem feito (até por isso é pra mim o verdadeiro ganhador de direção artística no goty kof kof), você acaba o jogo com uma sensação de quero mais e que apenas uma rejogada não vai te satisfazer.

Reviewed on Jun 04, 2022


Comments