vou resumir o jogo inteiro: Uh oh, quebrou alguma coisa aqui! atravesse o lugar inteiro até o Ponto B. Uh oh! outra coisa quebrou novamente! atravesse o lugar inteiro de novo até o ponto C... OH NO!! QUEBROU DE NOVO!!!
Junta um sistema de gato e rato do Amnesia The Dark Descent (só que ainda mais simples), e uma série de corredores lineares e temos Still Wakes the Deep. Essa ser a desenvolvedora que está fazendo Vampire The Masquerade Bloodlines 2 é realmente uma divina comédia.

1 beta fechada e aberta + 3 anos para isso? monetização MUITO pior (honestamente pior que suicide squad), otimização pior(stutters que não estavam presentes no UE4), UI pior(aquele meme de UI triple A moderna), controles/jogabilidade pior (parece lagado, duro de controlar) e outros.
Honestamente para ser um "Smash Killer" ainda tem que chegar nos pés do Super Smash Bros 64, mas talvez daqui a mais 3 anos consigam?

"Hekki Grace, Sister."
Quase todo ano tem pelo menos um jogo que me faz lembrar do porque eu amo vídeo-joguinhos, eu sei que essa é uma frase jogada quase o tempo todo por gente que está sempre falando "a indústria está morta, não há mais jogos bons" mas não tem uma melhor para descrever como eu me sinto nesse momento. Em adição a isso também me faz lembrar do quanto eu quero criar experiências como 1000xResist ou Signalis, arte que mesmo com suas limitações utiliza sua mídia ao máximo para quebrar suas expectativas de novo e de novo.

"Hair to Hair, Sister."
Há muito a se falar sobre 1000xResist, o seu texto, simbolismos e personagens são tão ricos e com tantos significados diferentes que eu poderia ficar por horas discutindo sobre, sobre os protestos de Hong Kong principalmente, mas sinto que quanto menos quem for jogar saber mais interessante vai ser a experiência. Uma das coisas mais curiosas desse jogo para mim é como ele parece uma peça de teatro, o uso de luz, poses e exageros para comunicar emoções de formas diferentes por toda a campanha; já que o jogo é basicamente um talking simulator com alguns simples e fáceis puzzles (não há combate) toda a diversidade vem dos visuais e em diferentes mudanças na forma em que a narrativa é contada, e em todos esses momentos a criatividade/expertise dos desenvolvedores são EVIDENTES.
(Os desenvolvedores aparentemente trabalharam com teatro e similares, faz sentido)
Eu demorei um pouco mais de 10 horas para zerar 1000xResist e é surpreendente que um jogo independente com tanto texto e diferentes personagens está completamente atuado, e ainda mais surpreendente: com incríveis atuações no geral.
A parte mais fraca de 1000xResist é na sua fidelidade gráfica, é aparente que o jogo foi desenvolvido para Nintendo Switch e o port para PC possuí diversos problemas com mudança de controles, performance e falta de customização (que provavelmente é a causa de tais problemas de performance), mas nada disso tirou a beleza teatral do jogo para mim.

"Sphere to Square"
Eu não sei se este jogo terá o mesmo Cult-Following que Signalis e outros similares tiveram ao passar dos anos, já que apesar de tudo que eu disse ainda é praticamente uma visual novel e nem todo mundo curte isso, mas se você já tinha algum interesse ou tem gostos para arte similares aos meus, por favor jogue 1000xResist, vai te chocar, vai te fazer chorar, vai te fazer rir, vai te assustar, e mais importante de tudo: Te lembrará que não conseguimos colocar tudo em nossas mochilas, por mais que queremos.

1000xResist é meu jogo do ano até o momento e acho difícil algo tirar, mas vai que o Miyazaki cozinhou um The Old Hunters² ai, nunca se sabe.

this game is what my depression meals look like

como o primeiro muitos vão odiar e amar esse jogo, e, tal qual o primeiro, eu estou novamente entre o 8 e 80. Os altos desse jogo são muito fortes e os baixos também, só tem algo faltando em ambos os jogos que eu não consigo explicar direito. Fico feliz por ter experienciado essa sequência, mas fico triste que a Ninja Theory não aprendeu com os erros do jogo anterior e os repetiu, um jogo ser "curto" e "compacto" em termos de game design não deveria significar total desprezo a ambição.

eu to cansada de mundo aberto checklist.

uma boa história, ótima direção e personagens junto com top 3 melhores performances que eu já vi (troy baker e ashley johnson como joel e ellie)... que infelizmente estão presos no jogo mais insuportavelmente chato que eu consigo imaginar. Honestamente eu me divirto mais batendo a minha cabeça na parede do que com os "puzzles" de levar escada dali até aqui.

essa review não reflete a qualidade do jogo em si (é divertido q nem quase todos os uncharted), mas sim de seu port para pc. É muito ruim. Texturas/modelos não carregando e causando soft lock (ou só caindo no limbo), animações quebradas, iluminação fudida, e também furos de geometria + outras coisas que são exclusivas dessa versão. Eu queria apenas jogar o the lost legacy pois era o único que não havia jogado e fico triste que essa foi a minha experiencia.

(Jogado em um SSD NVME M.2)

Acho que esse jogo dispensa uma review comum com nota e tudo mais, vou só dizer isso: Indika é uma das experiencias mais interessantes que sairam de um videogame nos ultimos anos, e está em seu absoluto pico quando não tenta fazer um "checklist" do que precisa para ser considerado um videogame e só cai de paraquedas na própria estranheza.

Edit: vou dar uma nota.

Eu sempre ouvi falar que fallout 4 é uma desgraça para a franquia e é a pior coisa que já aconteceu, depois de 70 horas+ jogando... é legalzinho i guess? tipo tem todos os problemas que já falaram inumeras vezes: história e facções fraquissimos, falta de elementos de rpg, dialogos limitados e tal. O foda é que o resto é muito divertido, o combate até o presente momento é o melhor da bethesda (não é excelente mas é divertido, da pro gasto), a exploração continua viciante mesmo que eventualmente você percebe o layout das coisas (mutantes, raiders, robos, ghouls, repetir). Ah e a construção desse jogo é muito scuffed... mesmo que eu ainda assim fiquei umas 5-10 horas construindo casinha. Enfim fallout 4 é tipo o famoso jogo mundo aberto 7/10, mas é bem divertido especialmente com alguns mods.

o maior highlight fica para a DLC "Far Harbor" que é muito boa mesmo e tem tudo que o jogo base não tem.

as maçãs podres não estragam o resto para mim, tudo antes das últimas 2 áreas foram uma das experiencias mais memoráveis que eu já tive em um jogo. ansiosa pela dlc.

Red Dead Redemption 2 é uma das melhores histórias já contadas em qualquer mídia que está preso em um jogo que em seu absoluto PICO, é um 6/10.

Uma das piores coisas que um jogo pode ser é: Indiferente, e é assim que eu me senti terminando esse jogo, que eu perdi 3 horas da minha vida com uma história fraca (que honestamente parece gerado por IA) e "gameplay" péssima. O que realmente me deixou triste é que o estilo artístico e atuação de todos os personagens são ÓTIMOS, é só tanto desperdício.

(Review da versão 1.0)
honestamente... fiquei bastante decepcionada com o 1.0 desse jogo, não adicionaram praticamente nada novo e só mudaram UI e balancearam algumas coisas, não tem novos Trials, não tem novos inimigos, não tem novas skills, é basicamente o early access só que com 1.0 no nome. O jogo em si é divertido tanto solo quanto com amigos mas considerando o aumento de preço por ter saído do EA, eu não recomendo o jogo neste momento.

This review contains spoilers

O Fim de uma Era

Estou escrevendo isso logo após zerar o jogo, muitas emoções e coisas para processar ao mesmo tempo mas vou dizer isso: Esse jogo é muito para processar, seja história, conteúdo secundário, minigames, combate, etc; ao ponto de escrever uma review falando de cada aspecto dele ser só exaustante. Então vou tentar falar o que estou sentindo: Like a Dragon: Infinite Wealth está longe de ser um jogo perfeito, principalmente com o seu péssimo pacing narrativo na segunda parte da campanha, mas eu não consigo olhar para tudo que eu joguei no último mês e fingir que eu não acabei de ter uma das melhores experiências na mídia de videogames. Esse jogo marca o fim da franquia do jeito que conhecíamos, o fim de Kiryu, o fim das lendas do Tojo, o fim dos 7 jogos que levaram até aqui... E após jogar essa franquia inteira e olhar para trás, só consigo dizer:

Obrigada Yakuza/Like a Dragon, obrigada RGG.