Que jogo espetacular, estou sem palavras.

Como muitos que vão jogar o jogo, o único Persona que eu joguei foi o 5 Royal, logo esperava algo similar, com os mesmos defeitos e lados positivos. Porém o jogo se provou melhor ainda. Os fãs de Persona nunca concordam quanto ao melhor da saga, mas esse definitivamente é o meu favorito. Vou usar muito o 5 como comparação, então se acostumem com a ideia, apesar de eu considerar o 5 uma porta de entrada melhor para franquia do que este.

Falar logo do ponto mais alto do jogo, os Social Links. Todos perfeitos, todos, eu queria muito ter conseguido maximizar todos eles, mas infelizmente o tempo não permitiu, ouvir a história de todo mundo e colecionar as memórias, coisa que não quis tanto assim no 5, onde eu ignorava boa parte dos personagens. O único defeito que consigo pensar é a concentração de encontros de manhã em comparação com os da noite, todos são de manhã, tem 2 de noite.

Quanto a dungeon, sim A dungeon, como eu vim de Persona 5 achei que teria mais de uma, mas o jogo gira em torno de uma espécie de Mementos, no bom sentido, tudo que Mementos é chato, essa é divertidíssima, cenários lindos, músicas fenomenais, a capacidade de andar com o personagem e não com um carro feio, tudo excelente. O que melhora mais ainda essa experiência é a qualidade dos efeitos, expressões dos personagens, movimentações, tudo é lindo. Achei que ia enjoar e evitar combates quando vi a duração da animação de conjurar um Persona, mas acabou que nunca pensei nisso, do início ao fim achei muito irado. O fato de ser uma dungeon leva a história dos personagens em um estilo que gosto mais do que no 5, ao invés de ter um arco onde desenvolvemos eles e depois os ´´esquecemos´´ (claro que eles interagem ainda, mas eles não melhoram como personagens), o jogo é orgânico, demora, diversos dias para entender as problemáticas dos personagens e suas vidas. Funciona perfeitamente como uma vida, arcos de personagens lentos que fluem lindamente do início ao fim, eles reagem a história e vão mudando do início ao fim. Isso acaba fazendo simplesmente a melhor party de Persona, onde, durante o jogo todo, ela fica cada vez melhor.

E a trilha sonora, surreal. Não tenho palavras, cada música um banger diferente, desumano a qualidade da trilha. Isso e as UIs do jogo são facilmente os detalhes mais caprichados, ver os menus dá alegria no coração.

Infelizmente não vou entrar muito em detalhes na história por motivos de spoiler. O que posso garantir é, ela é parada, demora, não é frenética igual a de Persona 5, mas vale a pena, eu me acabei de chorar no final. Tudo é excelente, os personagens se desenvolvem lindamente, todos eles, durante o jogo todo (diferentemente do 5, onde os personagens são meio esquecidos depois de suas dungeons).

Que jogo fenomenal, espero de verdade que a rota da protagonista mulher saia como conteúdo extra, adoraria rejogar.

Reviewed on Mar 05, 2024


Comments