Confesso que esperava mais, ao mesmo tempo que fiquei absurdamente surpreso sobre o quão excelente esse jogo é.

Um enorme conflito de sentimentos.

Ao mesmo tempo que houveram coisas que eu amei, algumas horas eu me encontrava totalmente entediado. A exploração do mundo não é nada orgânica ou divertida, parece só um labirinto enorme com pequenos pontos relevantes e ambientação o suficiente para não parecer um labirinto. Esse enorme fator, faz com que apesar do que esteja acontecendo na lore ou na gameplay seja excelente, eu queria parar de jogar toda hora, tanto que demorei de mais para zerar o jogo em tão poucas horas, eu jogava por praticamente uma hora e já queria parar, porque me locomover no mundo era absurdamente chato. Creio que isso se dava também pela falta de boss fights marcantes, já que na metade do game quase todas elas eram contra monstros que não pensam e menos contra Deuses relevantes pro plot.

Por outro lado, eu amei como esse jogo reinventou totalmente God of War respeitanto totalmente suas origens. God of War sempre foi sobre como a raiva de Kratos sempre leva a uma vítima, ele mesmo e essa continuação eleva esse diálogo há um nível simplesmente fenomenal, cada fala abordando isso é peak fiction. Isso sem contar que o jogo pertence ao melhor gênero da história, homem adulto triste com criança que vai iluminar sua vida.

Quanto a gameplay. Que aula. Eu não faço a menor ideia como eles conseguiram fazer isso, mas é simplesmente genial. [spoilers leves] É desumano como o story telling casa perfeitamente com a gameplay, como por exemplo, para provar que o Kratos está mudado, a gameplay muda, deixando de ser um hack and slash (gênero dos primeiros jogos) e virando um combate mais normal com o machado, porém ao pegar a lâmina do caos e ceder a raiva, o jogo consegue mostrar pelo meio da gameplay isso, simplesmente fazendo a gameplay da lâmina do caos ser um baita hack slasszasso, igual aos jogos antigos, igual ao Kratos antigo. Genial.

God of War (2018) é um jogo que tem uma abertura espetacular, um meio que peca por sua monótona exploração, uma aula de gameplay e um final simplesmente fenomenal.

Amei, porém a exploração realmente foi um pé no saco tão grande que não fiz e nem vou fazer nenhuma missão segundaria. Uma pena, dado o quão incrível é acompanhar a vida de Kratos e Atreus.

Reviewed on Jul 30, 2023


Comments