Uma obra de arte escondida na biblioteca da Dontnod.

Mais uma bela e ótima história contada por esta desenvolvedora que é a mestre no ofício, provando não ser o tipo de desenvolvedora de uma franquia só, pois esta trata também os de mais jogos com o mesmo carinho e mantêm tamanha competência.

Não estava esperando tanto deste jogo além de uma historinha de vampiros, o que fora suficiente para me atrair, pois gosto bastante dessas criaturas noturnas e demoníacas (desconheço criatura sobrenatural mais rica e interessante), porém vi que é muito mais.

Um jogo ambientado num cenário real, mais especificamente, em Londres durante a pandemia da gripe espanhola, com elementos fictícios que enriquecem de certo modo os fatos reais, como várias obras ambientadas em eventos históricos costumam fazer, e que as vezes fazem muito bem (é o caso de Vampyr).

Uma gameplay básica até, mas com uma árvore de habilidades bem legais, obviamente relacionadas a sangue, que deixam o combate mais divertido, além de outros ataques que você pode performar durante a batalha, como simplesmente morder os inimigos.

Este também possui um sistema de consequencias. Sendo um jogo da Dontnod, não é surpresa ver uma mensagem do tipo "Sua escolha trará consequências" após tomar uma decisão importante, e as decisões aqui, como os de mais jogos desta desenvolvedora, lhe deixam na dúvida, pois você está agindo numa cidade sob o caos de uma epidemia, e o que você escolher pode impactar, de forma boa ou ruim, no destino dos distritos.

Outro bom fator de gameplay é como o jogo lhe permite descobrir sobre os personagens através de diálogos e arquivos, ouvindo ou lendo sobre o seu passado, quem tal personagem era, quem tal personagem é agora... Um ótimo jeito de enriquecer suas personalidades e tornar as missões secundárias mais interessantes.
Cada personagem com o seu background, contando como lidam com as situações da vida.
Todos os pontos envolvendo lore nesse jogo são ótimos.
E falando em personagens, é difícil não ficar encantado com a cordialidade do nosso protagonista, Dr. Reid, e também com o carisma de alguns outros personagens ao decorrer da história.

A trilha sonora é perfeitamente composta para combinar com esse tema gótico e vampiresco e a atmosfera misteriosa e intrigante, com ótimos diálogos e batalhas ao som de violinos no fundo.

Mais uma perfeição vinda da Dontnod, com uma ótima historia, ótimos personagens, bela ambientação, trilha sonora e o devido carinho que se deve ter com uma obra.

Um deleite para fãs de vampiros, e de História. Eu mesmo, que não sou um apreciador da disciplina, gostei de como certos pontos históricos foram adaptados.

Uma das melhores obras que consumi em 2023.

Reviewed on Dec 28, 2023


Comments