Dói-me muito falar mal desse jogo. Até porque gostei dele no geral. É um jogo tão diferente do que estamos acostumados. Um realismo fantástico bem pessoal com arte impecável.
Talvez meu maior problema com Norco seja exatamente este. Ele é pessoal demais. Lendo declarações do criador, vi que ele mora na cidade que inspirou Norco, e vivia perto de uma usina de extração de óleo da Shell. Local onde chegou a ter explosão. Ele falava de como cresceu vendo aquele dragão de fogo saindo da chaminé. Sinto que ele não conseguiu passar isso tão bem com o jogo. É algo pessoal demais. Tem o seu valor, por isso, mas ainda assim a comunicação não foi tão eficaz.
Ademais, ter escutado antes de jogar que se tratava de um "jogo de esquerda" (termo meio bobo), fez eu ver o quão batida era essa tecla. Eu até ria de como em todo lugar tinha alguém falando mal de uma empresa de aplicativo, sendo explorado por esquemas, sofrendo com poluição empresarial. Sei que isso acontece na vida real, mas como é um jogo point & click, colocar npcs para falarem essas coisas deixa a narrativa viciada e repetitiva.

Foi uma boa tentativa de jogo autoral. Espero que dê bons frutos.

Reviewed on Mar 10, 2023


Comments