Antes de mais nada, vou fazer algumas poucas comparações com Dead Space, muito porque é do mesmo criador, mas a semelhança é bem pouca por incrível que pareça.

The Callisto Protocol é um survival horror sci-fi com monstros parasitários em uma prisão e teu objetivo é sair de lá.

Começando então pelos gráficos. É nítido como o jogo é bonito, texturas de alta qualidade, uma ambientação muito boa e com um design bem bacana que me lembram até um pouco Call of Duty Advanced Warfare (tem uma galera envolvida nesse game aqui também).

A parte técnica no visual é boa demais, desde a iluminação até o sangue dos inimigos que chegam a escorrer sobre o Jacob (protagonista) e pelo cenário.

Esse jogo é brutal, pura sanguinolência e com uma anatomia muito bem feita, desde as vísceras aos ossos expostos. Depois de um patch o jogo adicionou opção de pular a animação de morte que você sofre, chega uma hora que cansa se você for na maior dificuldade.

Sobre a gameplay, eu joguei 30% do game antes de um patch que "facilitou" um pouco as coisas. A cura ficou mais rápida, mas a quantidade de vida que recupera diminuiu. Foi corrigido um problema no desvio que ficou mais preciso, entre outras coisas.

O combate é divertido, mas se você for um bom explorador você acaba achando tanta bateria pra habilidade que acaba trivializando um pouco do jogo, joguei na maior dificuldade e em várias sessões eu só saí tacando todo mundo pelas paredes, moedores, espinhos e helices que tem pelo cenário e tem muitos deles.

O Stealth do jogo é bem okay, não server pra muita coisa além de uns inimigos cegos que aparecem por aí.

Falando em exploração, vi pessoas reclamando da falta de mapa, mas o jogo muito é muito linear e literalmente você só precisa ler o que tá escrito por aí que você vai saber pra onde ir.

A história do game é decente, com um porém, eu só cheguei e me apegar um pouco com o Jacob no final do jogo, literalmente na cutscene final. Até então ele é um personagem sem sal e com diálogos e reações muito rasas fazendo até o Isaac do Dead Space 1, que não fala bulhufas nenhuma, parecer mais interessante.

A parte de terror do jogo é o ponto mais baixo, isso se claro você ja estiver acostumado com jogos de terror, se eu tomei mas de 3 susto foi muito e acho que não senti nenhum momento de tensão, isso é uma coisa que Dead Space 1 e 2 sabia fazer muito bem.

Se você focar inteiramente na história e não desviar dos caminhos pra poder explorar aí sim que o terror do game é quase inexistente, fora que em MUITOS momentos acaba ficando bem previsível.

Tem vários momentos que o jogo poderia ter aproveitado mais pra "brincar" com o jogador e buscar uma tensão mais medonha, mas, não sei se por falta de tempo, o jogo se limitou a esse pescoçudo que aparece tantas vezes que nem assusta mais, só é chato.

Outra coisa que eu gostaria que o jogo focasse, e isso é puramente opinião, é que o jogo poderia focar em ensinar o jogador pelo cenário e não com tutoriais escancarados a tela.

A trilha sonora é muito boa, a equipe de áudio fez um ótimo trabalho aqui e agregam bastante, tanto nas partes de terror como nas partes de mais ação.

A performance do game foi okay, o jogo roda a 30FPS o Xbox Series S e tive algumas quedas de frame de vez em quando, mas não encontrei nenhum bug que atrapalhasse meu progresso, só em alguns momentos eu morri em cima de um checkpoint e o jogo simplesmente me colocou de volta nele, só que com os inimigos que eu estava enfrentando já mortos.

De bug um pouco chato eram os itens que atravessavam o chão e eu não conseguia pegar ou então alguns objetos do cenário criando vida sozinhos

The Callisto Protocol não é um Dead Space com outro nome, ele é muito mais que isso, apesar de alguns problemas o jogo é extremamente divertido e com uma ÓTIMA duração, o suficiente pra você não cansar de jogar.

Reviewed on Dec 22, 2022


1 Comment


1 year ago

Pelo texto pareceu o famoso "esperava mais, mas é legalzinho".