Shadows of valentia é um jogo muito diferente dos outros jogos da franquia, sendo um remake do Gaiden, o segundo jogo da franquia lançado lá pro NES. Gaiden foi um jogo que introduziu diferenças muito grandes em questão de gameplay, mapa e level design, algo que os futuros títulos da franquia preferiram voltar ao que era no primeiro jogo. Shadows of valentia focou em ser um remake extremamente fiel ao original, apresentando bastante aprimoramentos, mas mantendo vários elementos do jogo de NES. Isso faz com que Shadows of valentia seja um jogo bem divergente, já que possui muitos pontos ruins e bons, sendo bem compreensível alguém avaliá-lo como ruim ou ótimo. Mas onde eu avalio esse jogo? Pessoalmente, é um dos meus jogos favoritos da franquia.

Vamos direto ao que é mais gritante desse jogo, o design de mapa é horrível, ele não mudou nada do original, pouquíssima variedade, alta repetição de layouts e obstáculos e de vez em quando OS MAPAS SE REPETEM, não só isso, o jogo é bem difícil e possuí mecânicas que claramente são feitas pra te foder. Isso faz com que Shadows of valentia seja um jogo bem sufocante de ser jogado por muito tempo e isso também afeta também seu fator replay. Estes pontos para mim são objetivamente pontos inegáveis que o jogo tem problemas, nesse ponto o jogo foi fiel demais ao Gaiden.

Mas sinceramente tudo com exceção dos mapas foram absurdamente aprimorados, não só isso, todo resto deste jogo é magnífico; Sua apresentação é magnífica: uma maravilhosa dublagem, direção de arte linda, boa animação de modelos, boa história (uns nitpicks ali e aqui nos atos da Celica, mas no geral boa), um ótimo cast de personagens e bons supports. Dá pra ver que esse jogo foi feito com objetivo de dar uma melhor experiência ao jogador, respeitando e aprimorando o título original.

Indo para a gameplay, posso destacar pontos únicos e mais específicos do jogo:
-O jogo possuí dungeons, que não são lá muito boas, mas apresentam uma boa mudança de gameplay;
-Você pode usar todos os personagens em um mapa e não ficar se preocupando em quem tirar (com exceção em dungeons e no ato extra final);
-A maioria das classes aqui são divertidas de serem jogadas e apresentam gimmicks únicas: magos ignoram os tiles com avoids absurdos que o jogo possui, as magias de clerics são bem divertidas de se usar E ARQUEIROS SÃO BONS AQUI, etc;
-O jogo te permite grindar, que é bem-vindo já que é um jogo relativamente difícil;
-Mila’s turnwheel é uma ótima adição ao jogo, é literalmente uma ferramenta de rewind, que te impede de resetar o capítulo por causa de um crítico aleatório, mas acho que o jogo deveria limitar um pouco mais, poder usar umas 10 vezes pra mim é um exagero, e mesmo que você não goste, dá pra ignorar de boa;
-Sinceramente o jogo não tem muita variedade no quesito de customização de personagens, ele não possuí mudança dupla de classe, reclass é lá pro final do jogo, dentre outras ausências de mecânicas de jogos mais recentes da franquia, não que o jogo não tenha seu grau de complexidade, mas a gameplay dele no geral é bem simplória, sendo isso algo que atrapalha o fator replay do jogo.

Se os mapas do jogo tivessem sido refeitos e serem mais bem pensados, sinceramente seria um jogo 5 estrelas para mim. Shadows of valentia não é um jogo que eu recomendaria para todos, ele é árduo, longo e muitas vezes frustrante, mas como um todo, ele me agradou bastante e a experiência foi muito mais positiva do que negativa.

Reviewed on Aug 13, 2022


Comments


1 year ago

This comment was deleted