É inevitável não comparar qualquer jogo do gênero "Corrida Maluca" (que é como eu apelido esses Kart Racing Arcades) com a franquia Mario Kart. E dentre as alternativas já existentes no mercado (todas as duas), Sonic & All-Stars Racing Transformed é sem sombra de dúvidas, uma das melhores.

Ao meu ver o ponto alto desse jogo está na tradução das franquias consagradas da SEGA em pistas. Boa parte dos cenários trazem, além dos elementos reconhecíveis das IPs, uma direção de arte muito bonita, que consegue revigorar designs produzidos nos anos 80 e 90. Em especial, o mapa de Golden Axe, que pra mim, não é só o mais bonito do jogo, como também é o que tem a melhor música.

Falando em trilha sonora... Boa parte das músicas aqui usadas trazem o sentimento de nostalgia e um frescor em suas notas muito agradável. Certas músicas (como a do mapa de Golden Axe) foram refeitas pra se encaixar no novo formato, mas ainda assim, conseguiram manter as mesmas notas que as tornaram marcante no passado. Uma clara carta de amor para essas franquias tão marcantes.

Como nem tudo são flores, a gameplay desse jogo é um eterno 8 ou 80. Em vários momentos ela é boa e veloz, em outros ela confuso e nada responsiva. Em algumas fases e modos, a IA (jogando no Hard) é burra feito uma porta, em outros ela é "inteligente" o suficiente pra te atingir em momentos cirúrgicos e ser um porre do começo ao fim da corrida. É evidente que, mesmo sendo a "continuação" de outro jogo de nome grande, não houveram refinamentos e balanceamentos na gameplay e na IA. Citando a gameplay, mesmo que seja divertida (principalmente em multiplayer), as variações são nulas, mesmo que o jogo tenha um sistema de 6 modificações pra cada boneco, que (em teoria) mudariam os atributos do kart, ao jogar o meu sentimento era que eu estava jogando com o mesmo kart com os exatos mesmos atributos, isso mesmo mudando de personagem, a percepção era a exata mesma, o que mudava nesse caso era a skin e o especial. Não só isso mas, muitas pistas e desafios foram tão mal construídos, que em vários momentos eu sentia que era impossível realizar a manobra que estas pediam sem bater em algum obstáculo ou desacelerar até o kart parar, principalmente no hard e expert em que a inteligência artificial (quando funciona) te entope de hits.

Sonic & All-Stars Racing Transformed no final é sim um ótimo jogo (ao contrário do que a a nota que dei ou até do que a review possa ter te passado), talvez não superior a Mario Kart 7 (jogo contemporâneo a este), mas diferente o suficiente pra não ser taxado como um mero clone da franquia da Nintendo. Os esforços da SEGA e da Sumo Digital pra esse jogo foram louváveis, não só por que trouxeram para o holofote franquias lendárias que a muito não tinham nada de novo na época (Alex Kidd, Shenmue, Ristar, Golden Axe, etc.), mas também por ser bem influente para o seu gênero, já que muitos elementos e mapas desse jogo a Nintendo replicou em Mario Kart 8 de 2014. E por mais que hoje em dia exista o Team Sonic Racing, nenhum jogo do gênero replicou perfeitamente o charme e identidade desse jogo.

Reviewed on May 14, 2023


Comments