Sou apaixonado por donkey kong country desde que me conheço por gente, é uma franquia amada por muitos, e que conseguiu ser renomada no mercado de jogos de plataforma, principalmente por suas peculiaridades e gameplay marcante. Portanto, gostaria de começar a review elogiando Kaze and the Wild Masks pela coragem e dedicação em em fazer um game inspirado nessa franquia tão especial, é algo que me surpreendeu e me deixou bastante feliz de início, pois se trataria de um game que se responsabilizou em trazer uma gameplay muito parecida com uma de minhas franquias prediletas, então meu hype estava lá em cima.

A gameplay de Kaze foi de fato muito flúida e parecida com a de donkey kong country, foi algo que eu realmente apreciei durante minha jogatina. Saltos precisos, atacar vários inimigos em fileira, cair atacando e até mesmo fazer speedruns são coisas extremamente flúidas no game, e se algo estiver muito difícil, saiba que a culpa não é da gameplay, e o que irá passar fases é pura prática.

O desenho das fases pode ser muito simplório e as vezes até "previsível", porém é perfeito para a física e a movimentação da Kaze, a palavra "injustiça" inexiste nesse jogo, mas isso não quer dizer que o jogo irá se privar de colocar empecilhos no caminho do player. Sendo repleto de coletáveis, muitas vezes não tão óbvios, Kaze traz desafios balanceados em minha opinião, consegui platinar o jogo sem muitos problemas, mas é fato que nem toda fase é muito fácil, cada uma tem sua dificuldade, nisso o jogo é bastante dosado. Voltando a falar do desenho das fases, fiquei bastante triste com o semi-desperdício das Wild Masks, estando disponíveis apenas em fases em que o level design é conveniente para as mesmas, impossibilitando o player de utilizá-las em outros níveis. Fico triste também que a máscara do lagarto seja mais um estilo de fase do que uma máscara mesmo, acredito que isso poderia ser feito de outra forma.

Na parte artística eu não tenho muito o que falar, ele se garante. Não é nada de outro mundo, mas tem pixel arts decentes e OST aceitável. Confesso que fiquei um pouco triste também, pois como o game estava se inspirando em donkey kong country, uma OST de outro mundo para acompanhar seria muito bem vinda, mas esse é apenas eu deixando meu lado nostálgico falar mais alto e expressar minha vontade de ouvir novas músicas como aquelas novamente, continuemos.

Mas então, Kaze vingou?
Infelizmente não chegou perto do tamanho do meu hype, mas é sim um bom game, disso não tenho dúvidas. Apreciadores de plataforma e fãs de donkey kong country precisam jogar Kaze algum dia para ver como é. Só não esperem algo do mesmo calibre que DKC como eu, mas pode ter certeza que Kaze and the Wild Masks irá se mostrar como um belo jeito de passar o tempo. E digo mais, o potencial que tinha a ideia de Kaze era gigantesco, com uns polimentos aqui e ali, o game poderia ser muito mais.


Reviewed on Feb 26, 2023


Comments