Tive uma reexperiência maravilhosa com esse game, não posso deixar de registrá-la

Rayman legends tem para mim tudo, e se bobear até mais um pouco, do que caracteriza um game de plataforma impecável. Level design? temos aqui o suprassumo. Originalidade? Para dar e vender, uma das marcas dessa característica franquia, seja no visual quanto na estrutura. Fluidez? até demais, dá vontade de jogar uma fase atrás da outra, pois elas se concatenam incrivelmente bem. E há muito mais fatores positivos que eu poderia ficar falando aqui até dizer chega, mas há coisas que quero detalhar, então darei procedência.

Primeiro eu gostaria de ressaltar o quanto esse jogo é criativo, e isso cai tanto na originalidade e carisma presente não só nesse jogo, como na franquia toda, e todo o seu trabalho absurdo de level design. É sério, se a palavra "toonforce" fosse uma mídia, seria esse jogo, pois ele é extremamente caricato em cada pixel existente, adora escrachar tudo, desde inimigos exageradamente fortes que gritam como menininhas, ou a mão do seu personagem quadruplicando de tamanho ao dar um soco carregado, pode parecer bobo, mas rayman sempre me ganhou nesses detalhes mega cômicos.
E sobre sua criatividade em fases... bom, simplesmente temos níveis musicais ritmados e sincronizados com a gameplay, com paródias de músicas já existentes adaptadas para a energia do game, demonstrando o maior ponto alto no quesito level design desse jogo todo. Fora fases com diferentes mecânicas envolvendo os belos cenários de diferentes formas. Precisa de mais? Vai se ferrar, é tão bem feito que é inevitável eu me pegar jogando as mesmas fases diversas vezes.

E as bossfights então? Certamente são bem menos complexas que as do seu antecessor (Rayman Origins) e consequentemente mais fáceis também, mas a produção e a preparação para cada bossfight é o que cativa, fora que cada um tem uma mecânica diferente, fazendo o nível de cada boss ser bastante marcante, e igualmente divertido.

Quero também abrir um tópico para a absurda direção de arte do game, que sinceramente, é de uma competência de outro planeta. Ela não só brilha nos níveis musicais que citei há pouco, mas como praticamente no jogo todo. Embora eu prefira os gráficos cartoon de seu antecessor, o trabalho aqui não é nada mau mesmo, principalmente falando dos cenários, é um show à parte. E a trilha sonora então? para mim o ponto mais alto artisticamente falando, temos desde trilhas cômicas, exageradas, a trilhas mais épicas (e eu digo realmente ÉPICAS, orquestradas e tudo) ou mesmo de suspense, a galera realmente acordou muito inspirada para fazer o diamante que é essa trilha.

Agora, preciso realmente ser um pouco duro com esse game para falar de uma mecânica específica, que é exclusiva desse título, os "murfys". Sim, sei que murfys são personagens de longa data na franquia, mas até onde eu saiba aqui é a primeira vez que usam eles em um game 2D do rayman como mecânica para passar de fase. E o que eu tenho a dizer sobre isso? Simplesmente desnecessário.
Na maioria avassaladora das fases com murfys, eles fazem quase tudo o que o próprio rayman ou o cenário poderia fazer, sendo na maioria das vezes um pé no saco dar atenção para a fase e para o murfy ao mesmo tempo. Eu sinceramente consigo contar nos dedos quantas vezes essa mecânica foi aproveitada ao máximo e usada de forma divertida, fluida e que não ficasse tediosa depois de 2 minutos. Acho que até o próprio game sabe disso, pois as fases com murfy são minoria (ainda bem), mas não deixa de ser uma mecânica que me deixou com uma pulga bem grande atrás da orelha.

Outra reclamação que eu tenho para fazer é sobre um "extra" presente no game, o "back to origins", que é justamente uma remasterização do seu antecessor pros gráficos e estilo de gameplay do legends. Ele não é ruim, muito pelo contrário, é uma baita de uma mão na roda para quem nunca jogou o antecessor desse poder experimentar. Mas eu digo que fica apenas nisso mesmo, experimentar. Definitivamente não é a mesma experiência, o sistema de cada game funciona de forma diferente, existe um esquema de repetição do mesmo mundo não presente aqui também. Mas por que diabos eu estou reclamando sendo que se trata apenas de um "extra"? Porque ele não se comporta como um.
Para coletar todos os teenzies é obrigatório que complete o back to origins, e para mim o ideal seria disponibilizar apenas algumas fases do origins traduzidas para o estilo do legends, e não o jogo todo. Porque além de matar um pouco da experiência de quem ainda não jogou o origins de fato, ele tem uma progressão bem bizarra de fases, misturando aquela mecânica que citei há pouco de repetição de mundos, colocando fases posteriores no meio das fases tradicionais, ficando bastante bagunçado e pouco fluido. Era um saco fazer fases de mosquito uma perto da outra, o ideal seria ter uma por mundo.

No geral eu já sabia que a reexperiência que eu teria com Rayman Legends seria ótima, mas superou mesmo minhas expectativas. Eu lembrava desse game com carinho, mas agora o verei como um diamante dos games de plataforma. Joguem Rayman, pois é ótimo.

Reviewed on May 22, 2023


Comments