Moonlighter é uma surpresa no fim do túnel. E o motivo disso vem de algo pessoal, no qual me encontrava enjoado de jogos indies do tipo. Porém, Moonlighter é estupidamente divertido, e além disso, é muito bem feito. Um jogo que tem muitos pontos positivos e uma quantidade muito pequena de negativos, portanto, vamos para a review:

Jogabilidade[5/5]: Tudo funciona como deve funcionar perfeitamente! Esse jogo é muito bem feito, apesar de pelas reviews antigas dele reclamarem de muitos bugs, o jogo atualmente não sofre de nenhum bug, pelo menos pela minha percepção. Jogabilidade super bem ajustada, a sensação de controle do personagem foi muito bem feita, desde o dash até ataque, tudo é muito bem feito e bem funcional. Esse jogo deixa tudo mais fácil para o jogador, até mesmo quando o jogador quer craftar um item. Tudo é muito bem ajustado e toda a jogabilidade como um todo funciona.

Dificuldade[3/5]: Fácil. Eu cheguei a morrer em alguns poucos momentos, porém depois de um tempo eu não morri mais. Nas duas últimas áreas eu nem cheguei, nem mesmo no último boss. Os últimos boss também são muito fáceis, o último boss de todos por exemplo, muito fácil. Acredito que a ideia não era ser dificíl de fato, isso não é um problema, porém o jogo não te desafia na verdade. É basicamente pegar melhor arma e melhores armaduras disponíveis e partir para o boss final.

3 - Direção de arte[5/5]: QUE JOGO LINDO MEUDEUS!!!! Esse jogo é muito lindo e fluído, que trabalho sensacional os devs tiveram nesse jogo, digno de aplausos por uns 10 minutos. Jogo é muito lindo mesmo, tudo nesse jogo é muito fluído, e além disso, a comunicação da arte de cenário junto com a ideia de ambiente que o jogo quer passar, além dos minímos detalhes, que são imperciptiveis para certas pessoas, ou até em certos momentos de tensão. Muito bem feito, o design dos personagens, dos bosses ou de todos os objetos do cenário. As animações com diversos quadros de animação... Se eu continuar falando não vou parar!

História[4.5/5]: Ela é contada bem lentamente, tem poucos detalhes, e normalmente vem com notas espalhadas pelas dungeons(dizendo em certos momentos coisas obvias, ou notas explicando os motivos da dungeon e tudo). Acho muito interessante a relação do Will com as dungeons e todos os acontecimentos. Alias, o clima de descoberta do final é muito bom e eu sempre gosto quando se torna algo espacil que envolve ficção cientifíca, ou pelo menos, algo perto disso...

Trilha sonora[5/5]: A trilha sonora desse jogo é muito boa e tem sua personalidade própria, algo que não encontro muito em jogos indies. Eu consigo até sentir a trilha sonora tocando na minha cabeça até depois de terminar o jogo. Muito bonita! Além de claro, os efeitos sonoros serem muito bem feitos! Talvez outra supresa que não esperava desse jogo.

Gameplay[4.5/5]: Todo o conjunto de moonlighter funciona muito bem, a trilha sonora conversa bem com o cenário e a direção de arte, as animações conversa perfeitamente com a jogabilidade, ambos fluídos, ambos encaixados. Esse jogo tem características muito bem planejadas, desde a ideia de vender os itens e tudo, que aliás, não pensei que iria gostar, porém esse diferencial no jogo adiciona uma gama de possibilidades muito bem aproveitada dentro do jogo. Gostei muito desse ponto do jogo, porém, uns apecto que me deixou a desejar nesse jogo é o fato dos artefatos serem bem limitados e não fazerem tanta diferença, normalmente dano algum tipo de resistencia, ou dando um buff pequeno nada incrível. Não posso dizer isso de todos os artefatos, muito pelo fato de não ter jogado o new+(que adiciona artefatos exclusivos do new+). Bom outro ponto negativo que encontro bastante nesses jogos indies de aventura, é a variedade de gameplay, que não muda em nada durante todo o jogo, seila, desbloquear algum tipo de magia ou algo que muda a gameplay, normalmente o ciclo do jogo é simplesmente escolher uma arma que você se sente confortável e ir upando ela mais as armaduras de acordo com a exploração das dungeons, e meio que o jogo termina antes de se torna repetitivo de fato, apesar desses dois pontos, o jogo ainda consegue ser muito divertido.

Conclusão[4,5/5]: Sabe aquele jogo que você não quer parar de jogar, mas tem que parar ou porque é tarde, ou porque precisa fazer alguma obrigação? Ou aquele jogo que está sempre divertido não importa se está no final ou algo do tipo? Bom Moonlighter é uma grande surpresa nesse requisito, até porque, eu estava me sentindo saturado em relação a indies desse tipo, porém essa liberdade de Moonlighter mesclado com sua ideia que me parecia não ser tão diferenciada inicialmente, se tornou minha diversão nas minhas 17 horas neste jogo. Recomendo de coração esse jogo, bem divertido e consegue executar muito bem sua ideia, recomendo bastente!

Reviewed on Mar 04, 2023


Comments